O Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA) abre nesta quinta-feira, 1 e segue até o dia 4 de junho no Centro Cultural Kirchner, com entrada gratuita. É o evento mais importante da região pelo seu impacto, volume e qualidade. Este ano, o Brasil é o país convidado de honra.
Com os objetivos de dinamizar a produção, dar visibilidade, promover a comercialização de bens e serviços das indústrias culturais, gerar empregos de qualidade e promover a comercialização em todos os setores dessas indústrias, o Ministério da Cultura da Argentina realiza desde 2011 o MICA.
O evento, visa promover a integração regional, a internacionalização e a exportação de bens e serviços culturais. Em sua edição de 2023, o MICA receberá mais de 200 compradores e compradores internacionais de 24 países do mundo, mais de 400 compradores e compradores nacionais e milhares de produtores de bens e serviços culturais argentinos que poderão participar dessas de rodadas de negócios, painéis de mercado, fóruns, workshops, master classes, vitrines, feiras e as mais de 130 propostas de programação destinadas a aprofundar conhecimentos, trocar informações e articular vínculos entre os protagonistas de todos os setores das indústrias culturais.
Convidado de Honra
O Brasil é o país Convidado de Honra do MICA 2023, participando com uma delegação comercial, institucional e artística de mais de 120 participantes. O show de abertura do MICA 2023 ficará a cargo de Emicida, cantor e produtor musical brasileiro de Rap e Hip Hop, considerado uma das referências da música contemporânea no Brasil. Por sua vez, Lenine e Luedji Luna serão os artistas responsáveis pelo espetáculo de encerramento no dia 4 de junho.
Confira aqui a programação completa
O programa ncluirá atividades relacionadas com os 15 setores que fazem parte do Mercado Cultural, programação artística e propostas produzidas pelo programa IncubaR, Mercado Tradicional e Inovador de Artesanato Argentino (MATRIA) e Mercado Argentino de Cooperativismo e Culturas Autogestionárias (MARCA).
Os 15 setores que compõem o mercado são:
* Artes visuais, Audiovisuais, Circo, Dança, Projeto, Redação, Folclore, Gastronomia, Hip hop, Infâncias, Música, Música Acadêmica, Tango, Teatro e Videogame
Segundo os organizadores, a presença comercial internacional deverá duplicar. Serão mais de 170 compradores de todo o mundo visitando a MICA, interessados em conhecer a cena cultural argentina. Os compradores virão da Alemanha, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, China, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Japão, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Suíça, Reino Unido e Uruguai .
“Esperamos poder realizar 15.000 rodadas de negócios, e que cerca de 45.000 pessoas compareçam a todas as propostas desta edição do MICA. Este ano serão mais de 250 atividades presenciais e virtuais, mais de 350 vitrines e , pela primeira vez neste ano, a MICA se expande pela cidade com quinze espaços onde os compradores poderão conhecer as vitrines de cada setor”, disse a secretária de Desenvolvimento Cultural, Lucrecia Cardoso, durante a apresentação deste grande mercado em que mais de 300 associações, espaços e instituições também participam representando os quinze setores do MICA.
De 2 a 4 de junho, acontecerão as Rodadas de Negócios, encontros breves, com duração de quinze minutos, entre produtores culturais que desejam apresentar seus projetos, gerar vínculos e fechar negócios; e compradores nacionais ou internacionais. Nos espaços onde acontecerão as rodas de negócios, estarão disponíveis intérpretes de Língua Gestual (LSA), de forma a acompanhar compradores e/ou vendedores que o requeiram.