Com foco no mercado europeu, que em 2022 foi responsável pela importação de aproximadamente US$ 200 milhões em produtos do setor, o pavilhão nacional promovido pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), estará pela 21ª vez presente na feira MEDICA.
Considerada a maior do segmento médico-hospitalar do mundo, a feira será realizada entre os dias 13 e 16 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha.
As 17 fabricantes brasileiras que estarão presentes no pavilhão apresentarão o que há de mais moderno na produção nacional em equipamentos médicos, ortopedia e laboratório.
Na edição de 2022, que recebeu mais de 80 mil visitantes, o pavilhão do Brasil fechou US$ 3,5 milhões em negócios após os executivos se conectarem com mais de 1.300 contatos.
“Estamos na MEDICA há mais de duas décadas e o evento cresce a cada ano. Além de uma excelente plataforma para a abertura de novos mercados, a feira nos permite colocar o Brasil na rota dos principais fabricantes de produtos para a saúde do mundo”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
Ponto de encontro de cerca de 4.500 marcas advindas de 60 países, a feira é um marco no calendário de saúde global. CEO da ScavMedical, Raphael Gomes Scavone está com a expectativa bastante alta, já que será a primeira participação da empresa.
“Esse tipo de feira representa uma oportunidade única para nos conectarmos com outras empresas, apresentarmos nossos produtos e serviços, além de conhecermos as últimas tendências e inovações do mercado”, comenta.
Para o executivo, será o momento ideal para o lançamento de um novo produto do portfólio da companhia. “Somos uma empresa jovem e em desenvolvimento, e realizamos grandes esforços e investimentos para iniciar nossa internacionalização. A MEDICA é uma oportunidade para aumentarmos a visibilidade da nossa marca e expandirmos nossos negócios. Estamos confiantes”, completou, agradecendo pelo suporte do Brazilian Health Devices para a participação da companhia no evento alemão.
Com perspectivas de negócios para diversos perfis de empresas, a MEDICA recebe marcas em fase inicial de internacionalização, bem como aquelas que já estão consolidadas no mercado, que é extremamente competitivo. É o caso da Ortho Pauher, que exporta há mais de 20 anos.
“Já estivemos outras vezes na MEDICA e estamos muito otimistas. Entramos em contato com alguns visitantes através do aplicativo Matchmaking. Essa ação prévia é muito útil para identificarmos aqueles que têm interesse em nossos produtos para, então, já deixarmos visitas agendadas ao nosso estande durante a feira”, explica Mirely Gomes, gerente de exportação da marca.
Relação entre Brasil e Europa
Por ser a maior feira do setor do mundo, a MEDICA recebe visitantes e compradores de diversos países. Como acontece na Europa, o público europeu naturalmente se faz mais presente, o que também é atrativo para as fabricantes brasileiras, já que o continente é o segundo maior em volume de importação de dispositivos brasileiros, perdendo apenas para o americano.
Em 2022, por exemplo, a indústria nacional exportou quase US$ 200 milhões para a Europa – Bélgica, Irlanda e Alemanha foram alguns dos principais destinos da produção brasileira.
Sobre a ABIMO
A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional.
Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2022 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$97,73 milhões em produtos para mais de 130 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.