O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou na quinta-feira (16) que 75 praias monitoradas estão impróprias para banho, com base em coletas realizadas antes das fortes chuvas que atingiram o Estado. O órgão alerta para os riscos adicionais trazidos pelas chuvas intensas, recomendando evitar o banho nas praias por até 48 horas após os temporais, especialmente próximo a rios e tubulações, devido à poluição.
As recentes chuvas, que ultrapassaram 250 mm em regiões do litoral, provocaram alagamentos e deslizamentos, aumentando a contaminação das águas costeiras. Marlon Daniel da Silva, gerente do Laboratório e Medições Ambientais do IMA, reforça a importância de observar sinalizações de segurança e evitar contato com águas de enchentes que chegam às praias, que podem conter contaminantes perigosos, como os que causam leptospirose.
Devido às condições climáticas, o relatório semanal de balneabilidade, previsto para esta sexta-feira (17), não foi emitido. Ainda assim, o IMA destaca a necessidade de cautela para garantir a saúde e a segurança dos banhistas neste período crítico.
Santa Catarina em alerta vermelho para evento climático extremo nesta sexta-feira, 17