Por: Júlia Souza | Agência de Notícias das Favelas
A comunidade de Heliópolis, localizada na zona sul de São Paulo e lar de cerca de 200 mil habitantes, se prepara para inaugurar o Teatro Baccarelli, o primeiro teatro musical da região. A inauguração representa mais um marco na trajetória do Instituto Baccarelli, uma organização sem fins lucrativos que há quase de 30 anos promove a inclusão social por meio da música e da cultura.
O Instituto é extremamente reconhecido por seu trabalho com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Anualmente, mais de 1.400 alunos têm a oportunidade de transformar suas vidas por meio da música. A Sinfônica de Heliópolis, orquestra principal do Instituto, já levou o nome da comunidade ao cenário internacional, realizando apresentações de destaque, como na Alemanha, em 2010.
Agora, o projeto avança para uma nova etapa com a construção do Teatro Baccarelli , que será um espaço de excelência para as expressões artísticas locais. A estrutura, com 1.300 m² de área construída, contará com uma plateia de 533 lugares, além de um design moderno e versátil. O espaço estará equipado para receber não apenas apresentações de orquestras e corais, mas também espetáculos de balé, ópera e outros eventos culturais.
Sâmela Vieira iniciou sua jornada no instituto com apenas nove anos e hoje com 27 anos, trabalha como uma das pianistas dos coros do instituto.“ É muito incrível e lindo ver tudo que o Baccarelli tem alcançado, a música literalmente quebra barreiras e paradigmas. Jamais imaginaria viver tudo isso com a música, e ver crianças se dedicando ao estudo musical é demais. Sei que esse teatro irá trazer novas esperanças para comunidade, além de cultura, diversidade e lazer para toda região”.
A chegada do teatro promete ser um divisor de águas para os moradores de Heliópolis. Mais do que um novo palco, ele será uma vitrine para os talentos que emergem da comunidade e uma oportunidade de ampliar a visibilidade e o reconhecimento das iniciativas culturais da região.
Com essa conquista, Heliópolis reafirma seu papel como um celeiro de talentos e um exemplo de como a cultura pode transformar realidades e romper paradigmas sociais.