O governo brasileiro anunciou, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que pretende lançar até o final do mês de outubro um aplicativo e um site para prevenir roubos de celular.
A iniciativa, batizada de “Proteja Seu Celular”, permitirá que os usuários registrem seus aparelhos nos sistemas do governo para que, em caso de furto ou roubo, pessoas de confiança possam bloqueá-los remotamente.
O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, afirmou que a medida tem como objetivo reduzir a violência e os prejuízos causados pelo crime.
“Você desestimula o roubo. O ladrão não vai ter acesso nem aos apps e o aparelho vai valer R$ 10. Se o Google entrar, vai apagar o sistema operacional Android. Aí vira um pedaço de metal“, disse Capelli.
Para funcionar, o aplicativo ou site exigirá que o usuário faça um cadastro via ambiente Gov.br, do governo federal. No cadastro, o usuário deverá informar o número IMEI do aparelho, que é um código único que identifica o dispositivo. Também será necessário cadastrar duas pessoas de confiança que poderão bloquear o aparelho em caso de roubo ou furto.
Após o cadastro, o usuário poderá bloquear o aparelho remotamente a qualquer momento. Para isso, basta que uma das pessoas cadastradas acesse o aplicativo ou site e informe o número IMEI do aparelho.
A iniciativa é uma parceria do MJSP com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O MJSP também está em conversas com o Google e a Meta para permitir o bloqueio do sistema operacional Android e de redes sociais, respectivamente.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1,2 milhão de roubos de celulares em 2022. O crime é responsável por um prejuízo estimado em R$ 10 bilhões por ano.
Impacto da medida
A iniciativa do MJSP é bem-vinda e pode contribuir para reduzir os índices de roubo de celulares no Brasil. O bloqueio remoto dos aparelhos dificultará que os criminosos tenham acesso a dados pessoais e financeiros das vítimas.
Além disso, a medida pode ajudar a reduzir a violência associada ao crime. Os criminosos poderão ser menos propensos a roubar celulares se souberem que os aparelhos serão bloqueados remotamente.
Recomendações
Além de aderir ao aplicativo ou site do MJSP, os usuários também podem tomar outras medidas para prevenir o roubo de celulares. Entre elas, estão:
- Não deixar o celular exposto em locais públicos;
- Utilizar senhas fortes para proteger os aplicativos;
- Ativar o bloqueio do aparelho após 30 segundos de inatividade;
- Utilizar um antivírus para proteger o aparelho de malware.