A compra online tornou-se um hábito muito comum, tanto pelos preços quanto pela comodidade de receber o produto em sua porta. No entanto, mais de 2 bilhões de pessoas não possuem um endereço preciso digitalmente, o que dificulta o recebimento de entregas e o acesso a serviços públicos e privados básicos. Essa é a realidade em diversos países emergentes, como o Brasil, segundo o Google Discovery.
A favela de Paraisópolis, com mais 100 mil habitantes, é um exemplo de comunidade que apresenta dificuldade para localizar ruas e casas para receber entregas, contas e correspondências.
Sem endereço, o acesso a serviços básicos, como matrícula de crianças na escola ou receber medicamentos em casa fica comprometido. Mas como solucionar esses problemas?
Numa parceria com organizações locais e a ajuda de voluntários o Google mapeou e criou cerca de 14 mil endereços digitais usando a tecnologia da empresa, Plus Code. A empresa espera que esse trabalho possa contribuir para levar serviços e cidadania a milhões de pessoas no Brasil e além.