Um novo estudo da Serasa Experian — primeira e maior datatech do Brasil — revelou dados importantes sobre o comportamento sustentável dos brasileiros. O levantamento mostra que a Geração X, formada por pessoas nascidas entre 1965 e 1980, lidera a adoção de práticas conscientes de consumo, como “consumir menos e escolher produtos de qualidade” e “usar sacolas retornáveis”.
Em oito das nove ações sustentáveis analisadas, esse grupo superou a média nacional, apresentando os maiores percentuais em seis delas. Apenas 2,4% dos entrevistados da Geração X afirmaram não adotar nenhuma das práticas sustentáveis listadas.
Apesar das métricas, os membros da Geração X se identificam mais com os perfis de consumo experiencial (20,7%) e tradicional (19%) do que com o consciente (17,7%). Ainda assim, a tendência geral no país é positiva: apenas 3% dos brasileiros dizem não adotar nenhuma prática sustentável no cotidiano.
Outro destaque do estudo está no recorte regional. A Região Sul do Brasil lidera o ranking de adesão a práticas sustentáveis, com desempenho acima da média nacional em diversas categorias. A principal diferença foi observada na ação “consumir menos e escolher produtos de qualidade”, em que a região atingiu 48,3% — dez pontos percentuais acima da média nacional. Já no Sudeste, a preferência é por empresas com práticas sustentáveis comprovadas, apontada por 17,1% dos entrevistados. No outro extremo, o Centro-Oeste apresenta o menor índice de preferência por empresas sustentáveis, com 11,3%.
O Nordeste se destacou como a região com menor adesão à compra de roupas em brechós (11%), mas, por outro lado, é a que mais se identifica com o perfil de consumo consciente, com 21% dos respondentes se encaixando nessa categoria.
Além dos hábitos atuais, o estudo aponta que 20% dos brasileiros pretendem ampliar o consumo de produtos sustentáveis nos próximos anos. Em relação ao perfil de consumo, o tipo “Consciente” aparece como o terceiro mais citado (17%), atrás do “Tradicional” (17,5%) e do “Experiencial” (20,1%).
Essa mudança de comportamento se reflete também na maior exigência dos consumidores em relação à ética das marcas. De acordo com o estudo, 14% dos brasileiros deixariam de comprar de empresas que desrespeitam os direitos do consumidor, 12% por desonestidade, 7% por mau tratamento aos funcionários e 6% por impactos negativos ao meio ambiente.
Para Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, a mudança no padrão de consumo reflete uma nova consciência social. “O consumidor de hoje não escolhe apenas produtos, ele escolhe propósitos.”.
Em um cenário onde o consumo consciente ganha protagonismo, as marcas que desejam se manter relevantes precisam mais do que vender: precisam entender quem está do outro lado. Reconhecer o perfil do seu público e se conectar com seus valores é o primeiro passo para construir relações duradouras, gerar impacto positivo e ocupar um espaço legítimo na vida das pessoas”, afirma.
A pesquisa também aponta outras transformações de estilo de vida entre os brasileiros: 39% afirmam estar mais focados em economizar e evitar desperdícios, enquanto 33% dão prioridade aos cuidados com a saúde e o bem-estar.
O estudo completo está disponível no site da Serasa Experian: serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa
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