• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 20 de agosto de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

    18 de agosto de 2025

    “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

    15 de agosto de 2025

    Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

    15 de agosto de 2025

    Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

    14 de agosto de 2025

    Safra de grãos será recorde com destaque para milho e soja

    14 de agosto de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » Flip faz anúncio geral de sua 23ª edição e abre venda de ingressos
Cultura

Flip faz anúncio geral de sua 23ª edição e abre venda de ingressos

A 23ª edição do evento vai de 30 de julho a 3 de agosto, 14 nomes internacionais e brasileiros como Gregorio Duvivier, Nei Lopes, Marina Silva e Arnaldo Antunes.
RedaçãoPor Redação28 de junho de 2025Nenhum comentário13 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
Gregorio Duvivier e Nei Lopes estão entre os destaques da 23ª Flip (Mauro Pimentel e Jefferson Mello/Divulgação)
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

A Flip divulgou nesta semana todos os detalhes de sua 23ª edição, que acontece em Paraty entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. Há um mês da Festa, as 20 mesas do Programa Principal foram divulgadas, juntamente com o Programa Educativo e outras novidades da programação.

Neste ano, a 23ª edição da Flip volta-se para as mais diversas questões, tanto as do passado que reverberam no presente quanto as mais atuais. Elas são abordadas com sensibilidade por meio da força da linguagem de algumas das vozes mais potentes da literatura nacional e internacional. Ao mesmo tempo, a Flip celebra, em 2025, a poesia e a própria língua portuguesa a partir do autor homenageado desta edição, Paulo Leminski, escritor que, dedicado à arte da palavra, soube unir como poucos o erudito ao popular em sua vasta obra.

Na 23ª Flip, a poesia da língua e as múltiplas formas de narrar – do ensaio ao jornalismo, do romance ao poema, passando por todas as mesclas de gêneros textuais – revelam as inúmeras maneiras de traduzir em palavras a experiência de estar no mundo. Em Paraty, a Festa ganha novos contornos com a estreia do Palco Caprichos e Relaxos, dedicado à poesia, e com o Palco da Praia, onde se apresentam as mais diversas manifestações culturais paratienses e da região da Costa Verde.

Os ingressos para assistir às mesas no Auditório da Matriz presencialmente começam a ser vendidos em nosso site a partir de 27 de junho. Paratienses podem adquirir ingressos com antecedência na sede da Paraty Tours entre 24 e 26 de junho, saiba como aqui. 

Programa Principal da 23ª Flip

O Programa Principal é composto por vinte mesas literárias, com autores nacionais e internacionais, e curadoria literária, em 2025, de Ana Lima Cecilio. Acontece no Auditório da Matriz e é transmitido ao vivo no Auditório da Praça, pelo nosso site, no YouTube da Flip e pelo canal Arte1.

Antenado com o fenômeno de formação de leitores através da poesia e com uma geração nova de autores que vêm abraçando o estilo, o Programa Principal deste ano resgata características de inovação e frescor do próprio autor homenageado, Paulo Leminski, para construir mesas que investigam com profundidade a beleza, o lirismo e o impacto dessa forma literária na língua portuguesa. Alice Ruiz, Claudia Roquette-Pinto, Lilian Sais, Marília Garcia e Sergio Vaz são alguns dos poetas convidados que integrarão as mesas do Programa Principal.

Ao mesmo tempo, com o olhar atento ao presente, a programação também se volta para temas relevantes nos cenários nacional e internacional, como o meio ambiente, a crise climática, as guerras e a derrocada da democracia. Dentre outros, alguns dos autores que elaboram essas questões com a força e a sensibilidade da linguagem são Cristina Rivera Garza, Ilan Pappe, Nei Lopes e Rosa Montero.

Quarta-feira, 30 jul, às 19h 
Mesa 1 – Essa noite vai ter sol
Arnaldo Antunes

O músico e poeta Arnaldo Antunes fala sobre Paulo Leminski entre a prosa, a poesia e a música, atualizando seu legado para compreendermos a importância de um autor que pensou a língua e suas possibilidades com tanto engenho e alegria.

Quinta-feira, 31 jul, às 10h
Mesa 2 – Caprichos e relaxos
Fabrício Corsaletti + Lilian Sais
Mediação: Tarso de Melo

Dois poetas que caminham muito bem entre a poesia e outros gêneros – o romance, a crônica – e que entendem a poesia não só como um exercício espontâneo, mas também desenhado com capricho para criar um projeto que faça sentido.

Quinta-feira, 31 jul, às 12h
Mesa 3 – Tristes tramas

Anabela Mota Ribeiro + Neige Sinno
Mediação: Rita Palmeira

A partir de prosas estonteantes, o reconhecimento de um lugar de dor e de transformação de que só as mulheres são capazes, para produzir a partir daí liberdade, desejo, escolha e autonomia.

Quinta-feira, 31 jul, às 15h
Mesa 4 – A casa, o mundo 

Alia Trabucco Zerán + Lilia Guerra
Mediação: Micheline Alves

O trabalho doméstico, com sua marca de violência e desigualdade social,  é uma das heranças mais nefastas da escravidão na América Latina, e é tema dessas duas autoras tão diferentes, que foram capazes de tratar do tema com brilhantismo.

Quinta-feira, 31 jul, às 17h
Mesa 5 – Todas as formas

Mar Becker + Monique Malcher
Mediação: Nanni Rios

Em expressões muito distintas, a poesia e a prosa, a doçura e a crueldade, duas autoras com uma força narrativa impressionante se encontram na construção das possibilidades de uma nova literatura brasileira.

Quinta-feira, 31 jul, às 19h
Mesa 6 – A extraordinária vida comum

Pedro Guerra + Sandro Veronesi
Mediação: Gabriela Mayer

Com a matéria-prima dos dias comuns, usada por esses autores, é possível construir a literatura mais genuína, com humor, melancolia e o reconhecimento da fragilidade e da maravilha da vida.

Quinta-feira, 31 jul, às 21h
Mesa 7 – Pequenos países, grandes movimentos

Gaël Faye + GauZ’
Mediação: Adriana Ferreira Silva

Do Burundi e da Costa do Marfim à França, dois autores que encarnam o tema da imigração com tudo que ele mobiliza: a nostalgia, o encontro com o inesperado, a adaptação e, sobretudo, a construção de uma identidade no movimento.

Sexta-feira, 1 ago, às 10h
Mesa 8 – Vide o verso

Alice Ruiz + Claudia Roquette-Pinto + Marília Garcia
Mediação: Fernando Luna

Poesia é música, contemplação, ensaio. Poesia dá ritmo, ajuda a pensar, mostra o mundo. Essas três poetas de gerações diferentes têm caminhos singulares e ajudaram a construir o panorama da poesia brasileira como conhecemos hoje.

Sexta-feira, 1 ago, às 12h
Mesa 9 – O Brasil no espelho

Tiago Rogero + Ynaê Lopes dos Santos
Mediação: Juliana Borges

Dois dos mais importantes pensadores da questão racial no Brasil trazem à luz nossa pior herança, mas também a possibilidade de um acerto de contas decisivo para a construção de um país mais justo.

Sexta-feira, 1 ago, às 15h
Mesa 10 – Tudo que desabrocha 

Giovana Madalosso + Liv Strömquist
Mediação: Nanni Rios

Pensar os relacionamentos, o papel da mulher, os modos de estar no mundo são interesses dessas duas autoras, pensadoras da vida contemporânea, cada uma com sua forma especial de expressão.

Sexta-feira, 1 ago, às 17h
Mesa 11 – Breve história do longo conflito

Ilan Pappe
Mediação: Arlene Clemesha

Um dos intelectuais mais relevantes que pensam o conflito na Palestina tem muito a dizer não apenas sobre a origem e os motivos da guerra, mas também sobre o que ela diz sobre a organização do mundo político hoje.

Sexta-feira, 1 ago, às 19h
Mesa 12 – O lugar da floresta

Marina Silva
Mediação: Aline Midlej

Com mais de quatro décadas de militância e vida pública, Marina Silva é referência para diferentes gerações e conquistou um lugar de destaque como uma das personalidades mais importantes do mundo na luta pela preservação do meio ambiente. Ouvir sobre a sua trajetória é compreender profundamente a necessária resistência às políticas de devastação e compreender o papel do Brasil em ano de COP 30.

Sexta-feira, 1 ago, às 21h
Mesa 13 – Palavras: vida e obra

Gregorio Duvivier

Um passeio performático pela vida íntima das palavras, esses seres fantásticos que nascem e morrem todos os dias e, entre uma coisa e outra, transam, trabalham, brigam, se divertem.

Sábado, 2 ago, às 10h
Mesa 14 – Senhora Liberdade

Nei Lopes
Mediação: Luiz Antonio Simas

Maior estudioso da diáspora africana do Brasil, Nei Lopes é um intelectual imprescindível, escritor fértil e sambista fenomenal. Em conversa com Luiz Antonio Simas, fala de sua trajetória que se confunde com a história de um país que há séculos tenta se entender.

Sábado, 2 ago, às 12h
Mesa 15 – Ser mulher na América Latina

Dahlia de La Cerda + Dolores Reyes
Mediação: Gabriela Mayer

Do México à Argentina, retratos de mulheres que, a despeito da violência e da crueldade, se mobilizam em amizade, amor e luta para construírem as próprias identidades.

Sábado, 2 ago, às 15h
Mesa 16 – Pertencer, transformar

Astrid Roemer + Verenilde Pereira
Mediação Adriana Ferreira Silva

Duas escritoras veteranas narram as histórias de mulheres que, na luta pela liberdade, enfrentam a sociedade e a história de seus países como marcas de violência em seus corpos e suas vidas.

Sábado, 2 ago, às 17h
Mesa 17 – Invenção, memória

Cristina Rivera Garza + María Negroni
Mediação: Guilherme Freitas

Subverter os gêneros literários, propor formas renovadas de literatura, resgatar a memória sempre viva e inventar realidades para acertar as contas com o passado: na experiência de duas escritoras geniais, nascem novas possibilidades de expressão.

Sábado, 2 ago, às 19h
Mesa 18 – A ridícula ideia de estar lúcida

Rosa Montero
Mediação: Paulo Roberto Pires

Celebração de uma das escritoras mais originais e engenhosas da atualidade que, ao mesclar ficção e realidade, inventa um jeito todo próprio de pensar o mundo, a literatura, a criação artística e a possibilidade de transformação.

Sábado, 2 ago, às 21h
Mesa 19 – Roçar a língua de Camões

Caetano Galindo + Ricardo Araújo Pereira
Mediação: Janaisa Viscardi

Unir dois pensadores da língua, um de cada lado do oceano, para entender que o nosso idioma se constrói a cada dia com movimento, humor, aprendizado, mistura e malemolência.

Domingo, 3 ago, às 10h
Mesa 20 – Mesa Zé Kleber: Espalhar poesia

Luiz Perequê + Sergio Vaz
Mediação: Juliana Borges

Duas lideranças poéticas, para quem a poesia deve chegar até as pessoas, plenamente vestida do seu papel transformador, político, libertário: uma festa das palavras.

Programa Educativo: Flipinha e FlipZona

Com o tema disparador Planeta Vivo, a Flipinha 2025 convida crianças e educadores a imaginar futuros possíveis para o mundo em transformação. A literatura, neste contexto, torna-se espaço fértil para pensar questões urgentes como mudanças climáticas, diversidade de saberes, vida em comunidade e relação com a natureza.Além do eixo temático central, a Flipinha amplia suas conexões com o Brasil profundo ao destacar brasilidades, oralidades, educação antirracista e temas fraturantes da contemporaneidade.Pela primeira vez, o Educativo Flip trabalha com um conselho curatorial, convidando as autoras e os autores André Gravatá, Daniel Kondo, Geni Núñez, Julia Medeiros, Nina Rizzi e Waldete Tristão para participarem do processo de curadoria desta edição.

A programação conta com autores, ilustradores e artistas que exploram novas linguagens e formatos, entre eles Denilson Baniwa, Inaldete Pinheiro, Chico dos Bonecos, Roseana Murray, Gregório Duvivier e Barbatuques. Com eles, a Flipinha reafirma seu compromisso com uma literatura viva, provocadora e conectada com o tempo das crianças.

Já para a curadoria da FlipZona, foi feita uma consulta a jovens de escolas públicas de Paraty para que contribuíssem para a escolha dos convidados. Entre os encontros literários direcionados à programação jovem estão António Jorge Gonçalves, Flávio de Araújo, Sergio Vaz, Ondjaki e Gaël Faye.

Além dos encontros literários que acontecem na Central Flipinha, o Educativo Flip mantém a tradicional Regata, que é feita em parceria com o Instituto Náutico de Paraty, os Pés de Livro, espalhados pela Praça da Matriz, apresentações artísticas, oficinas, o cortejo de abertura, o Programa Jovem Repórter, a Sessão Curta FlipZona e as rodas de conversa do FlipEduca, na Casa da Cultura.

Programa Educativo da 23ª Flip

De quinta-feira, 30 jul, a domingo, 3 ago
Pés de Livro

Na Praça da Matriz, das 8h30 às 16h30

De quinta-feira, 30 jul, a domingo, 3 ago
Brincadeiras poéticas

Diogo Machado Coutinho (Cia. Bambulengo)
Na Central Flipinha, em horários variados entre as programações

Quinta-feira, 31 jul, às 9h
Cortejo de abertura 

Percurso musical com Boi de Pano Parati
Trajeto pelas ruas do entorno da Praça da Matriz

Quinta-feira, 31 jul, às 10h30
Respeitável público

Encontro literário (Flipinha) com Chico dos Bonecos

Quinta-feira, 31 jul, às 13h
Uma aventura sensorial

Contação de histórias (Flipinha) com o Instituto Benjamin Constant

Quinta-feira, 31 jul, às 14h | Encontro Literário | Flipinha
Meu coração quer aprender várias línguas

Encontro literário (Flipinha) com Denilson Baniwa + Heloisa Pires Lima

Quinta-feira, 31 jul, às 15h30
Hora do sonho 

Encontro literário (Flipinha) com Antônia Gomes Minchoni + Gregório Duvivier

Sexta-feira, 1 ago, às 9h
Natureza em quadrinhos

Encontro literário (Flipinha) com Alves

Sexta-feira, 1 ago, às 10h30
Pescando saberes com Têhêy 

Encontro literário (Flipinha) com Liça Pataxoop

Sexta-feira, 1 ago, das 11h30 às 15h
19ª Regata INP Flipinha

Competição náutica no Instituto Náutico Paraty, na Praia do Pontal

Sexta-feira, 1 ago, às 13h
Chapeuzinho Vermelho-Limão

Contação de histórias (Flipinha) com Marina Bastos

Sexta-feira, 1 ago, às 14h
Papo de dinossauro

Encontro literário (Flipinha) com Luiz Eduardo Anelli

Sexta-feira, 1 ago, às 15h30
“Poesia é o que mora em mim”

Encontro literário com Roseana Murray

Sexta-feira, 1 ago, às 17h
Palavra que vê, imagem que narra

Encontro literário (FlipZona) com Antônio Jorge Gonçalves + Ondjaki

Sábado, 2 ago, às 9h
Passarinhada aves daqui 

Observação de aves com Gil Prado + Sylvia Junghähnel

Sábado, 2 ago, às 9h30
Brincar é ancestral 

Encontro literário (Flipinha) com Tiago Nhandewa

Sábado, 2 ago, às 11h
O corpo é som

Encontro literário com Barbatuques (Flavia Maia + Giba Alves + João Simão + Luciana Cestari + Mauricio Maas)

Sábado, 2 ago, às 14h
Raízes que cruzam oceanos

Encontro literário (Flipinha) com Inaldete Pinheiro + Paty Wolff

Sábado, 2 ago, às 15h30
Palavra é canoa ligeira

Encontro literário (FlipZona) com Flávio de Araújo + Sergio Vaz

Sábado, 2 ago, às 17h
Com Gaël Faye, no país da expressão

Encontro literário (FlipZona) com Gaël Faye + Coletivo FlipZona

Domingo, 3 ago, às 9h
O que você faria para que essa paisagem fosse ainda mais viva?

Caminhada e oficina de leitura de paisagem

Domingo, 3 ago, às 10h
Minha história num abraço 

Encontro literário (Flipinha) com Lauro Monteiro + Maia Pigot

Domingo, 3 ago, às 13h30
Curtas FlipZona

Sessão de filmes no Auditório da Praça

Ciclo do Autor Homenageado

A Flip e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc promovem o Ciclo do Autor Homenageado entre os dias 2 e 5 de julho, na capital paulista. Em quatro encontros, a série de debates, que antecede a Festa, convida autores e poetas de diferentes gerações, permitindo aprofundamentos e investigações multidisciplinares a respeito do homenageado da edição.

As mesas do Ciclo acontecem na sede do CPF Sesc, em São Paulo. Para participar, o público deve fazer inscrição a partir do dia 24 de junho. Os ingressos custam R$ 50 a inteira, R$ 25 a meia e R$ 15 para credencial plena do SESC.

Quarta-feira, 2 jul, das 19h30 às 21h30
Mesa 1 – Fio da lâmina samurai: homenagem e celebração à poesia de Paulo Leminski

Alice Ruiz + José Miguel Wisnik
Mediação: Tarso de Melo

Quinta-feira , 3 jul, das 19h30 às 21h30
Mesa 2 – Ministrar clareiras: possíveis mapas para o Catatau

Luci Collin + Rodrigo Garcia Lopes + Jr. Bellé
Mediação: Ana Lima Cecilio

Sexta-feira, 4 jul, das 19h30 às 21h30
Mesa 3 – Navio perdendo a rota: leituras do grande leitor de si mesmo

Fabrício Marques + Renan Nuernberger
Mediação: Tarso de Melo

Sábado, 5 jul, das 11h às 13h
Mesa 4: Andar e pensar um pouco

João Bandeira + Angélica Freitas + Bruna Beber
Mediação: Ana Lima Cecilio

Festa Literária de Paraty FLIP
Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORRecife celebra São Pedro com 158 atrações em oito arraiais e mais cinco dias de festa
PRÓXIMA Brasil prepara o maior mutirão de limpeza ambiental do mundo
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Cultura

“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

15 de agosto de 2025
Cultura

Florianópolis recebe festival internacional de jazz e blues

7 de agosto de 2025
Cultura

Bailarino maranhense assina contrato vitalício com a Ópera de Paris

4 de agosto de 2025
Comente Nossa Notícia

Comentários Trancados.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.