Lançado no ano passado, o documentário Antonio Candido, Anotações Finais, de Eduardo Escorel, está disponível nas plataformas de streaming Claro TV (antiga NET Now) e Vivo Play, via Canal Brasil, onde pode ser alugado. Com 87 minutos de duração, o filme se baseia nas anotações feitas pelo crítico literário e professor da USP Antonio Candido (1918-2017) nos dois últimos dos 74 cadernos inéditos que ele deixou. Elaborados entre 2015 e 2017, esses dois volumes preservam registros do professor sobre temas como o fim da vida, a fragilidade física, lembranças da esposa Gilda de Melo e Sousa (1919-2005) – também crítica literária e professora da USP – e gostos literários e musicais.
Em depoimento à Ràdio USP, Escorel falou sobre a experiência de roteirizar e dirigir o documentário. “Eu passei a me preocupar cada vez mais com a minha própria morte e a pensar na sua inevitabilidade”, disse. Antonio Candido, Anotações Finais foi eleito o melhor documentário de 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para abril, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo
Antonio Candido, Anotações Finais tem narração feita pelo ator Matheus Nachtergaele. O filme estreou no 29º Festival Internacional É Tudo Verdade, em abril de 2024, e foi exibido na mostra Filmes para Adiar o Fim do Mundo do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), em junho. A produção é da Superfilmes – Cinefilmes, com coprodução da Sesc TV e produção associada da Afinal Filmes.
Fonte: Jornal da USP