EDITORIAL
Na manhã de sábado, o debate na Rádio 94 FM movimentou o cenário político de Garopaba-SC, com o candidato Jean Ricardo (PSB) se destacando ao vencer o embate entre os concorrentes ao cargo de prefeito. Com propostas claras e um discurso afiado, Jean abordou temas centrais para o desenvolvimento da cidade, como moradia, saneamento, educação e saúde, demonstrando estar mais preparado para o cargo.
Entre os principais pontos destacados pelo candidato, estão o compromisso com o programa Minha Casa, Minha Vida, com a meta de entregar mil novas moradias, e a valorização dos professores, com a proposta de um salário de R$ 8 mil para os profissionais de 40 horas semanais. Jean também defendeu a implantação de escolas em tempo integral e criticou seus adversários que apoiam a privatização e terceirização dos serviços de saneamento básico. Ele destacou a urgência de avançar na questão do esgotamento sanitário, além de apresentar suas propostas para as áreas de cultura, agricultura, saúde e pesca.
Durante o debate, Jean fez duras críticas ao atual prefeito Júnior (PP) pela situação das famílias sem acesso a água e energia, prometendo resolver o problema social, que classificou como um direito básico negligenciado pela atual administração. O candidato também questionou o prefeito sobre a dívida ativa de aposentados e beneficiários do Bolsa Família em relação ao IPTU. Jean reafirmou seu compromisso de priorizar as “obras humanas”, em vez de focar apenas em infraestrutura de concreto.
Outro embate foi com Huribi (MDB), a quem Jean questionou sobre o posicionamento em relação às vacinas, após Huribi expressar um discurso alinhado a posturas do movimento anti-vacina da COVID-19. Jean também apontou que o plano de governo do MDB propõe uma redução no salário dos professores, ao equipará-lo ao salário estadual.
O debate pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube @94FMGaropaba, e foi seguido por uma carreata histórica durante a tarde deste sábado (21). A militância da coligação “Garopaba Popular Democrática”, composta por PSB, PT, PCdoB e PSOL, tomou as ruas da cidade, com mais de 200 carros circulando e de apoiadores lotando as escadarias do centro histórico, marcando presença e força na disputa eleitoral.
Jean, que já foi eleito vereador por dois mandatos e atualmente é presidente da câmara, tem 33 anos e uma trajetória sólida, com destaque para a luta para implementar a tarifa zero no transporte público. Seu vice, Djalme, é ex-tesoureiro do BESC, empresário e poeta. A candidatura de Jean, ligada à esquerda e ao governo de Lula e Alckmin, se contrapõe aos adversários Júnior e Huribi, que estão mais alinhados à direita e ao bolsonarismo.
Jean é o único candidato da região sul, do Campo D’Una, uma área historicamente esquecida pelas administrações. A expectativa é que, com a direita dividida entre dois candidatos, a esquerda possa unificar votos em torno de Jean e, pela primeira vez na história de Garopaba, ter uma chance real de chegar a Prefeitura.
Essa eleição promete ser a mais diferente dos últimos anos, especialmente após a polarização de 2022. A força demonstrada nas ruas e no debate coloca o único candidato da esquerda em posição de destaque, e ele pode ser a grande surpresa deste pleito.