Um prédio de escritórios no Vietnã revela o potencial da construção de alvenaria para criar espaços naturalmente mais ventilados e iluminados. Intitulado Premier Office, o edifício aplica tijolo de barro, aço e concreto de forma habilidosa para desenvolver um ambiente agradável.
O edifício de 300 metros quadrados é coberto por paredes de tijolo com uma estrutura de concreto. As áreas funcionais são divididas por um vazio vertical contínuo no centro, o que favorece a entrada de luz natural e o fluxo de ar em toda a edificação.
Em um dos lados está o espaço de escritórios, com duas fachadas que se abrem para receber a luz do sol e o vento. O outro lado acomoda o banheiro, depósito, elevador e escadas. Esses dois blocos são conectados por corredores e a perfuração nas paredes ajuda a criar áreas de luz em movimento ao longo do dia.
Além da singular fachada, há ainda uma camada dupla com uma “cortina de tijolos” e portas de vidro deslizantes de alumínio por dentro. A estrutura da parede de tijolos perfurados gira em um ângulo de 45 graus para criar uma camada intermediária que reduz o impacto da luz solar e cria sombras em movimento. A ideia é filtrar a luz solar direta, de maneira que ilumine sem gerar incômodos.
Além dos materiais construtivos, plantas também são usadas para impedir a entrada de luz direta e ainda contribuem para purificar o ar – uma vez que Ho Chi Minh é a maior e mais populosa do Vietnã.
Todo esse esforço para melhorar o clima interno dos escritórios também ajuda a reduzir o consumo energético de iluminação e refrigeração, que do contrário teria de ser feito de modo artificial. Por fim, um local de trabalho agradável favorece o bem-estar dos funcionários, podendo acarretar em benefícios na execução de tarefas.
Projetado pelo estúdio de arquitetura vietnamita Tropical Space e concluído em 2022, as características do Premier Office tornam-o mais integrado ao entorno. “Com o tijolo perfurado, a parede rotacionada e os vãos, não há a sensação de invadir o espaço urbano. Trazer um material antigo como um tijolo para o projeto faz com que o edifício recém-construído se misture ao próprio bairro”, afirma o escritório.