Este ano marca o 13º ano de empreendedorismo na China para Rodrigo Dangelo, um jovem brasileiro da geração “pós-anos 80”. Ele está cada vez mais convencido de que há um “espaço excepcional para desenvolvimento” na indústria de fabricação criativa na China, afirmou.
Em 2010, Rodrigo partiu de sua cidade natal, Curitiba, no Brasil, e após uma longa jornada de 35 horas no ar, pisou pela primeira vez em solo chinês em busca de oportunidades de negócios. Embora tenha ouvido mais sobre cidades gigantes na China, como Beijing e Shenzhen, Rodrigo ficou encantado com Ningbo, na Província de Zhejiang, leste da China, como base para empreender assim que chegou à China.
Rodrigo revelou que havia várias razões para escolher Ningbo na época. Por exemplo, há fornecedores estratégicos de empresas nas proximidades de Ningbo, e seu parceiro de negócios chinês também morava lá. O mais importante é que Ningbo e Curitiba são muito semelhantes – ambas voltadas para o leste, limpas, arrumadas e acolhedoras.
“Eu realmente gosto de Ningbo. Sempre que volto exausto de uma longa viagem a trabalho e chego a Ningbo, costumo suspirar aliviado e dizer: ‘Ah, finalmente em casa!’. Agora, considero Ningbo minha verdadeira casa”, disse Rodrigo.
Atualmente, Rodrigo possui duas linhas de produção na China, uma para equipamentos de ginástica e outra para utensílios de cozinha. Em sua opinião, uma das maiores vantagens dos fabricantes chineses é o conhecimento detalhado do processo de produção e da viabilidade do produto, o que reduz significativamente o tempo de desenvolvimento do produto.
No trabalho, Rodrigo frequentemente recebe sugestões dos fornecedores chineses. Sempre que um colega de trabalho tem um bom conceito de design, ele procura os fornecedores para discutir soluções confiáveis de implementação. “Tenho muita confiança nos fabricantes chineses. Eles conseguem resolver qualquer problema que surgir, não importa quando”, disse ele.
Sempre “se esforçando incansavelmente” para construir um ambiente de negócios favorável, o governo chinês deixou a mais profunda impressão em Rodrigo. Ele sente que além de fornecer apoio às empresas em questões como aluguel de terras, o governo chinês abraça novos conhecimentos e tecnologias de várias maneiras, cultivando continuamente um terreno fértil para a inovação e o empreendedorismo entre o povo.
A Praça de Criatividade He Feng, onde está localizado atualmente o escritório de Rodrigo em Ningbo, é uma das áreas de concentração de empresas de design criativo na cidade. A praça realiza eventos como a Semana de Design anualmente e oferece palestras abertas sobre conhecimentos inovadores, atendendo às necessidades práticas de diferentes grupos de empreendedores.
“Encontro muitos designers talentosos todas as manhãs enquanto tomo café da manhã no térreo”, diz Rodrigo. No tempo de comer uma torrada e beber uma xícara de café, todos podem, por meio de um brainstorming eficiente, explorar ideias de design de alta qualidade. “Essa sensação é realmente ótima”.
Nos últimos tempos, os produtos fabricados por Rodrigo na China têm entrado no mercado latino-americano, principalmente no Brasil. Desde o final do ano passado, a empresa expandiu o alcance de exportação dos produtos, não apenas vendendo na América Latina, mas também abrindo caminho para outros mercados ao redor do mundo, como os Estados Unidos e a Europa.
Quando se fala no futuro, a China é um dos mercados com maior potencial, na opinião de Rodrigo. Ele afirma que a China está dando grande importância ao desenvolvimento da indústria de bem-estar e saúde, o que é adequado para os setores de equipamentos de ginástica e utensílios de cozinha. “O que estamos fazendo agora é desenvolver produtos adequados para o mercado chinês, levando em consideração suas características”.
Rodrigo acredita que as indústrias da China e do Brasil têm características distintas e vantagens complementares. O aprofundamento contínuo das trocas comerciais e econômicas entre os dois países criará constantemente novos pontos de crescimento e contribuirá para um futuro mais próspero. “Acredito que a amizade entre os dois países é como vinho, quanto mais tempo passa, melhor fica”.
Fonte: Xinhua Silk Road | Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China