Um plantio de mudas de árvores nativas será realizado durante o Alesc Itinerante Chapecó, nesta terça-feira (26), às 13h, no bosque do Complexo de Eventos Tabajara. A ação faz parte da iniciativa de neutralização das emissões de carbono referentes às viagens das cinco edições do Alesc Itinerante deste ano. A realização é do Programa Alesc Sustentável, coordenado pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol).
Em Joinville, também foi realizado um plantio de mudas, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no Centro de Convenções e Exposições Expoville. Em Criciúma, a ação foi feita no Parque Natural Municipal Morro do Céu. Ao todo, o Alesc Sustentável plantará aproximadamente 2.300 mudas de árvores para fazer a compensação das emissões.
Em Chapecó, a ação tem parceria com a engenheira ambiental e sanitarista Maria Gabriela Knapp, da Menos Lixo Assessoria e Consultoria Ambiental, e recebeu doação de mudas do Sicoob MaxiCrédito Chapecó (unidade administrativa), através do projeto Mudar.
Em cada município, o Programa Alesc Sustentável está conectando parceiros locais para o recebimento das mudas, a definição de locais, o fornecimento de adubo e a cessão de profissionais para o plantio.
Ação é facilmente replicável
O Programa Alesc Sustentável foi inspirado por uma ação similar, implementada pelo deputado Marquito em viagens institucionais do mandato na Assembleia Legislativa. No ano de 2023, o deputado rodou 43 mil quilômetros por Santa Catarina. Segundo a calculadora do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), seriam necessárias 60 mudas de árvores para neutralizar essa quilometragem. Marquito já distribuiu 140 mudas, cadastrando os tutores que as adotaram. “Agora, vamos monitorar o crescimento das árvores, que são de espécies frutíferas e da Mata Atlântica”, explica Marquito em publicação no site do mandato.