Com a missão de potencializar as ações de fomento de organizações de impacto, o edital Fomentaê oferecerá gratuitamente serviços e tecnologias para que os parceiros contemplados desenvolvam programas autorais de fomento – via financiamento coletivo – para iniciativas de suas redes. As inscrições vão até 28 de maio e podem ser realizadas no site da Benfeitoria, plataforma de financiamento coletivo.
Podem se inscrever pessoas jurídicas sem fins lucrativos, de direito público ou privado, como organizações do terceiro setor, institutos, fundações e coletivos formalizados, que atuam ou desejam atuar como agentes de fomento.
Os selecionados irão co-criar seu programa de fomente junto a Benfeitoria, tendo acesso a materiais que ensinam sobre cocriação de conceito e identidade visual; criação de materiais gráficos de comunicação para engajamento interno e nas redes sociais; construção de página online com formulário de inscrição e ferramentas de mobilização; consultoria em financiamento coletivo e acompanhamento em tempo real dos resultados do programa.
Serão aceitas propostas que fomentem projetos de impacto social, cultural, econômico e ambiental. O edital irá considerar como diferenciais: inovação e contemporaneidade da proposta; potencial de alcance e influência; potencial de continuidade; possibilidade de fazer matchfunding para multiplicar a arrecadação dos projetos selecionados.
A iniciativa já mobilizou mais de R$ 200 milhões para mais de 11 mil projetos de impacto social, contribuindo para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, metas que visam uma sociedade mais justa e sustentável.