No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino são celebrados não apenas os feitos individuais de mulheres inspiradoras e bem-sucedidas no mundo dos negócios, mas também os impactos positivos que as empreendedoras sociais podem ter no mundo.
Conheça a inspiradora história por trás da SAS Brasil, uma startup social fundada por Sabine Zink e Adriana Mallet, cujo amor e propósito deram origem a mais de 300 mil atendimentos médicos gratuitos.
Há uma década, impulsionadas pelo documentário “Quem se Importa”, dirigido por Mara Mourão, uma missão ambiciosa foi lançada por Sabine e Adriana: transformar o acesso à saúde especializada no Brasil. O objetivo era percorrer o sertão promovendo saúde, alegria e sustentabilidade. O propósito inicial rapidamente evoluiu para uma organização reconhecida nacional e internacionalmente que impacta a saúde dos brasileiros reduzindo as filas de espera do SUS com soluções tecnológicas.
A startup social não apenas se consolidou como uma referência em saúde e tecnologia, mas também se destaca por um compromisso notável com a equidade de gênero. Hoje, aproximadamente 90% dos cargos de liderança na organização são ocupados por mulheres, que conduzem equipes predominantemente femininas.
“Na SAS Brasil, a diversidade é nossa força motriz. Estamos orgulhosas de que a liderança seja em sua maioria feminina, pois acreditamos no potencial e na capacidade das mulheres de impulsionar mudanças positivas e sustentáveis”, destaca Sabine Zink.
Além da equipe, o Conselho Consultivo da organização é substancialmente fortalecido pela contribuição de Ana Zamper, especialista em tecnologia, conselheira, investidora-anjo e com uma experiência há mais de 30 anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia. A presença de Ana agrega vasta experiência e uma visão única que enriquecem sobremaneira a missão da SAS Brasil. Sua participação confere ainda mais solidez e diversidade aos objetivos buscados.
O trabalho diário desse time predominantemente feminino impacta diretamente no acesso à saúde de milhares de mulheres brasileiras. A organização social tem Projetos e Linhas de Cuidado voltados à saúde de chefes de família, com consultas, exames e cirurgias em diferentes especialidades médicas como ginecologia e psicologia.
Além de suas próprias ações, a SAS Brasil também faz parcerias pontuais e contínuas com organizações que cuidam de outras mulheres, como o Instituto Dona de Si e a organização Américas Amigas.
“Acreditamos em criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas, reconhecendo o potencial único que cada indivíduo traz para a equipe. Isso não só reflete em nossos resultados, mas também reforça nosso compromisso com uma sociedade mais igualitária”, finaliza Adriana Mallet.
Sobre a SAS Brasil
Startup social, uma instituição do terceiro setor que desenvolve e implementa soluções de acesso à saúde. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Com a missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa, a SAS Brasil criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente