Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um projeto de lei que institui a Política Estadual de Bioinsumos, que busca ampliar e fortalecer o desenvolvimento de práticas agroecológicas, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos em sistemas de produção agroalimentar sustentáveis. A iniciativa partiu do deputado Marquito (Psol).
Os bioinsumos são produtos, processos e tecnologias desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microorganismos), microorganismos, microorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico. E são uma alternativa sustentável e saudável ao uso de agrotóxicos.
“Valorizar a nossa biodiversidade, a partir do estímulo às experiências locais e regionais de uso e de conservação desses recursos e implementar sistemas sustentáveis de produção agropecuários, de distribuição e de uso de insumos é essencial”, afirmou o deputado.
Marquito disse ainda que Santa Catarina pode se tornar referência nacional na produção de bioinsumos, por possuir uma vasta e única diversidade biológica com múltiplas possibilidades de uso.