O ex-prefeito de Blumenau Décio Lima, presidente do PT em Santa Catarina e candidato do presidente Lula no último pleito estadual, onde chegou ao segundo turno em fato inédito para a esquerda catarinense, assume nesta segunda-feira, 10, a presidência nacional do Sebrae, segundo informa o jornalista Alexandre Gonçalves, do Informe Blumenau. Indicação pessoal do presidente Lula (PT), Décio ocupará um cargo estratégico para o fomento da economia nacional, com foco no empreendedorismo social, na economia criativa e inovação.
O Sebrae tem 2.649 pontos de atendimento espalhados pelo país e está implantando uma agência de financiamento orientada para pequenas empresas. Em Santa Catarina, somente em 2022, atendeu mais de 220 mil empresas.
“O Sebrae não poderia ser um partido, muito menos, um partido de oposição. O serviço nasceu para ser o parceiro dos micro e pequenos empreendedores, parceiro da democracia e parceiro do governo do presidente Lula no próximo período”, afirmou Décio Lima logo após ter seu nome confirmado, na semana passada. Foi preciso uma articulação política, que envolveu até o presidente da República, para reverter os votos no Conselho de Administração e retirar o presidente Carlos Melles, identificado com o governo do ex-presidente Bolsonaro (PL).
A solenidade oficial da posse será realizada no retorno do presidente Lula, que viaja nesta terça-feira (11) em missão oficial à China.
Crédito: Divulgação