Segundo a Harvard Business Review, cerca de 90% das empresas do S&P 500 (500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos, a NYSE e a Nasdaq) emitem algum tipo de relatório ambiental, social e de governança corporativa (ESG), quase sempre incluindo uma estimativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da empresa.
A importância em adotar estratégias e políticas mais sustentáveis fez com que as empresas e os negócios também passassem a aderir a metas relacionadas à redução das emissões de carbono. Nesse sentido, a transformação digital é uma grande aliada das companhias, principalmente na redução ou eliminação do uso de papel, que, durante anos, foi o principal insumo das operações comerciais.
À medida que a tecnologia se desenvolve, existe uma substituição natural destes processos tradicionais. Uma das empresas que fornecem solução para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital a nível mundial desde 1995 é a SoftExpert. A empresa criou um processo automatizado para simplificar a realização de um inventário de emissão de GEEs nas empresas.
Dentre os benefícios da medida estão compartilhamento do conhecimento e gestão automatizada das emissões de GEE; identificação de focos de emissão, possibilitando à adoção de medidas para a redução de emissões e, consequentemente, ao aumento da eficiência e redução de custos; demonstração de um posicionamento transparente quanto à responsabilidade climática; reconhecimento da sociedade e investidores e contribuição para a base de dados sobre GEE do setor privado brasileiro.
Sobre a digitalização de processos, a realização de alguns deles como a assinatura digital, elimina a necessidade de papel gerando uma economia de tempo, segurança, dinheiro e produtividade dos funcionários, uma vez que a tarefa, a depender do volume, exige a presença física dos envolvidos, além de ser passível de erro humano. Com a redução do uso do papel, as empresas colaboram para a diminuição dos impactos ambientais.
“Digitalizar os processos ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e une sustentabilidade, redução de custos e eficiência”, finaliza Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert.
Sobre a SoftExpert:
Atuante no mercado de softwares para gestão empresarial, a SoftExpert surgiu em 1995. Atualmente, a marca conta com mais de 500 funcionários, 2 mil clientes, 600 mil usuários espalhados em todos os continentes em cerca de 50 países, 300 parceiros ao redor do mundo, incluindo alianças estratégicas com empresas como AWS, Baker Tilly, e Kodak Alaris, além de unidades de negócios em 9 países. A plataforma oferece um conjunto de módulos multi-idiomas que se integram para automatizar processos e otimizar diferentes áreas de negócios das organizações. A empresa atingiu a nota 4,5 no Glassdoor