Esta semana, a Cúpula Urbana de Bruxelas proporcionou um espaço único para as associações de governos locais e regionais organizarem os seus círculos eleitorais e definirem as prioridades e os planos de trabalho para os próximos meses.
O Bureau Executivo das Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) começou no dia 12 e segue até esta quinta-feira, 15, juntamente com a Assembleia Geral Metropolis e a Assembleia Geral Eurocities.
Após a aprovação do Pacto pelo Futuro da Humanidade da CGLU em seu Congresso Mundial, em Daejeon, em outubro de 2022 e o Retiro Anual da organização em Barcelona em fevereiro de 2023, a CGLU está concentrando seu Bureau Executivo em como impulsionar ações de alto impacto para acelerar objetivos comuns.
Paralelamente, o Bruxelas Urban Summit também reúne três conferências internacionais sobre cidades: o 14º Metropolis World Congress, a Eurocities Annual Conference e a sexta OCDE Champion Mayors Summit for Inclusive Growth Initiative. Representantes de 600 cidades e especialistas e representantes da sociedade civil vêm trocando ideias desde a abertura da Cúpula, na terça-feira, 13 de junho. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dirigiu-se aos participantes na sessão de abertura da Cimeira, enfatizando o papel fundamental das cidades na formação do futuro. “As cidades sempre foram o lugar onde o futuro acontece primeiro”, afirmou a presidente von der Leyen em seu discurso online. Desde o combate às mudanças climáticas até o enfrentamento das desigualdades, as cidades estão na vanguarda da implementação de iniciativas que visam criar um futuro mais justo e sustentável.
No centro dessas iniciativas estão as pessoas que habitam as cidades. Sua paixão por suas comunidades e seu desejo por um futuro sustentável impulsionam esses projetos. Cada vez mais, os cidadãos estão formando fortes redes urbanas que traduzem seus valores em plataformas de ação nos níveis local, regional, nacional e até global.
As cidades são as que estão mais próximas das pessoas e dos seus sonhos para o futuro. Eles não são apenas parceiros na abordagem de desafios locais, mas também agentes poderosos na abordagem de questões globais. À medida que as cidades continuam a colaborar e inovar, elas desempenham um papel vital na implementação e aceleração de ações de impacto de alto nível.