• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 18 de agosto de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre

    18 de agosto de 2025

    “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

    15 de agosto de 2025

    Maranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade

    15 de agosto de 2025

    Rio Innovation Week discute tendências e soluções globais até sexta

    14 de agosto de 2025

    Safra de grãos será recorde com destaque para milho e soja

    14 de agosto de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos
Cultura

“Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna ao cinema após 30 anos

Obra foi remasterizada em 4K para exibição em 10 cidades brasileiras
RedaçãoPor Redação15 de agosto de 2025Nenhum comentário6 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
© COPACABANA FILMES/GÁVEA FILMES/Divulgação
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Marco da retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil voltou às salas de cinema do país neste fim de semana, 30 anos após seu lançamento oficial, em 1995. A versão remasterizada, em 4K, estreou na quinta-feira (14) em Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Belém e São Luiz.

A obra se passa entre o fim do Século 18 e o início do Século 19 e conta a história da menina espanhola que, aos 10 anos de idade, é prometida a João, príncipe de Portugal, coroado D. João VI após o agravamento da saúde de sua mãe e a morte do irmão que estava à sua frente na linha de sucessão.

A icônica personagem chega ao Brasil com a Família Real de Portugal, em meio às turbulências provocadas pela Revolução Francesa e pelas ameaças de invasão napoleônica, que levam a Corte Portuguesa a realizar uma fuga histórica e silenciosa para sua principal colônia, estabelecendo a capital do império no Rio de Janeiro e mudando para sempre a história dos dois países.

Na trama, a jovem princesa é vivida na infância por Ludmila Dayer. Marieta Severo interpreta Carlota Joaquina na vida adulta, e o elenco conta ainda com grandes nomes como Marco Nanini, como Dom João VI; Marcos Palmeira, como Dom Pedro I; e Vera Holtz, como Maria Luísa de Parma.

O sucesso foi grande, e o longa permaneceu por quase um ano nas salas de cinema do país, chegando a 1 milhão de espectadores. A obra marcou a estreia da diretora Carla Camurati, que também assina o roteiro ao lado de Melanie Dimantas.

Em entrevista à Agência Brasil, reproduzida pelo Portal Brasil Criativo, a cineasta comemora que a remasterização volta às salas de cinema no momento em que a produção nacional está em sua fase mais potente.

Marieta Severo interpreta Carlota Joaquina no filme COPACABANA FILMES/GÁVEA FILMES/Divulgação

Confira os principais trechos da entrevista

Agência Brasil: Você é uma das diretoras que fez parte da retomada do cinema brasileiro, há 30 anos, com o seu primeiro longa. O relançamento, no ano que o Brasil ganha um Oscar e comemora uma produção mais robusta, tem um gosto especial?

Carla Camurati: Ah, é muito bom, né? Porque você percebe que um movimento que começou há 30 anos floresceu lindamente. O cinema brasileiro, hoje, produz coisas incríveis. Ainda estou aqui foi um presente, assim como Homem com H e Manas. O cinema brasileiro nunca esteve em uma fase tão potente, e presenciar isso 30 anos depois do lançamento do Carlota, me deixa muito feliz.

Agência Brasil: O filme continua atual e pode chegar nas novas gerações. Qual é a importância de isso acontecer nas salas de cinema?

Carla Camurati: Ah, está sendo bárbaro, né? É muito interessante você ver o filme ser projetado com uma qualidade incrível. A restauração de som e imagem do Carlota foi muito importante, era uma coisa que eu queria muito, e que a Petrobrás, grande parceira desde o princípio do filme, [proporcionou]. O importante de o filme estar em uma tela de cinema é a linguagem que você estabelece na proporção das telas. Tem uma dramaturgia de imagens em que influencia o tamanho da tela em que você está trabalhando. Quando você trabalha em uma tela menor, como televisão e smartfone, sua a relação com a imagem, a dramaturgia de imagem que você tem, é diferente de quando você trabalha numa tela de cinema. Sem falar que a experiência do cinema é mais concentrada, ela é muito especial, porque você fica assistindo a um filme coletivamente, todo mundo em silêncio, naquela sala escura, sabe? E é engraçado, porque acaba que a plateia em si se comunica nas suas expressões, nos seus risos, nos comentários.

Agência Brasil: O Carlota Joaquina já passou em escolas e se tornou referência da história do país e também é considerado um dos filmes mais importantes do nosso cinema. Retornar às salas de cinema, no momento atual, comprova a relevância. O que você diria sobre este momento? Imaginava que teria essa atemporalidade?

Carla Camurati: Como o filme tem um recorte da nossa história, de 1808 [chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil], ele não envelhece. De alguma maneira, ele está preso há um passado mais distante do que 30 anos, aliás, bem mais. Então, eu acho que a sala de cinema é o espaço dos filmes, o primeiro espaço. Depois, é claro, ter no streaming é maravilhoso. Mas o que está acontecendo é que a gente está perdendo a janela de cinema, porque o tempo está cada vez menor no streaming. Eu acho que tem filmes que mereceriam ter mais tempo na de cinema ao invés de imediatamente partir para o streaming.

Agência Brasil: O elenco e sua equipe estiveram na pré-estreia, aqui no Rio, e se emocionaram novamente. Quais são as impressões que tiveram e como foi ouvir os depoimentos?

Carla Camurati: Ah, foi engraçado, foi muito bom. Primeiro, porque os atores se surpreenderam nesses 30 anos. Como ninguém ficou vendo o filme, em 30 anos, foi muito bom. A Marieta [Severo] estava muito feliz de ter visto e de ter lembrado de coisas que ela já tinha esquecido, e que, hoje, com a cópia remasterizada, o filme está lindo. [Marco] Nanini também amou ver. Teve uma coisa de surpresa. Até a Melanie [Dimantas], que escreveu o roteiro comigo, disse: “Carla, como o filme está bárbaro, está ótimo”. Até algumas questões que, na época, a gente escreveu e que eu tinha alguma dúvida, hoje, quando eu olho, elas estão ótimas, perfeitas. Então, foi muito legal.

Agência Brasil: A dificuldade em produzir um filme há 30 anos mudou no país?

Carla Camurati: Mudou muito. Você tem uma série de relações que, na época do Carlota, a gente não tinha. A gente não tinha nada. O Carlota Joaquina ganhou um prêmio da Finep de roteiro, de R$ 100 mil, e, depois, os outros R$ 400 mil conseguimos diretamente com os departamentos de marketing das empresas. E era tudo picadinho, então, você tinha uma dificuldade nesse sentido. A nossa sorte é que a Bianca de Fellipes, que fazia produção de teatro, tinha muitos contatos. Então, se você olhar a barra de apoios do Carlota Joaquina é uma loucura. A gente tinha apoio para tudo e foi essa mistura que fez o filme acontecer.

Agência Brasil: Quais são as suas expectativas em relação ao relançamento?

Carla Camurati: Desejo que o público aproveite esse momento do cinema para rever. E, principalmente, quem nunca viu, porque eu acho que o filme tem uma linguagem muito especial e muito diferente da estratégia de imagem que existe hoje no cinema. Ele é um filme cuja narrativa consegue misturar fantasia e fatos históricos com uma linguagem muito brasileira. O bom dele é justamente a mistura que o filme tem.

Audiovisual Carlota Joaquina Cinema Nacional
Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORMaranhão comemora títulos de Patrimônio da Humanidade
PRÓXIMA Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Cultura

Florianópolis recebe festival internacional de jazz e blues

7 de agosto de 2025
Cultura

Bailarino maranhense assina contrato vitalício com a Ópera de Paris

4 de agosto de 2025
Cultura

Frida Kahlo em destaque: tour virtual apresenta o legado da artista

30 de julho de 2025
Comente Nossa Notícia

Comentários Trancados.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.