No dia 23 de setembro é celebrado o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, com objetivo de homenagear os trabalhadores que desempenham um papel fundamental na economia e no desenvolvimento do Brasil.
Instituída pela Lei n.º 11.940, de 19 de maio de 2009, a data comemorativa celebra a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 1909, além de destacar os inúmeros benefícios que os cursos técnicos proporcionam aos brasileiros.
A formação de nível técnico é, inegavelmente, uma das grandes responsáveis pela mudança na vida de milhões de brasileiros e suas famílias. Atualmente, o Brasil conta com mais de 11 milhões de trabalhadores com formação técnica, segundo o Ministério da Educação.
Esses profissionais são altamente demandados em setores estratégicos como saúde, construção civil, tecnologia da informação, logística e indústria. O mercado de trabalho reconhece a importância desses profissionais, que são valorizados por sua especialização e capacidade de contribuir diretamente para o aumento da produtividade e inovação nas empresas.
Pesquisa recente do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) revelou que 56% dos jovens brasileiros (14 a 24 anos) têm interesse de se qualificar em cursos técnicos, já os adolescentes (14 a 17 anos) foram os mais interessados (62%). Em contrapartida, 42% desse público conhece pouco ou nada sobre a modalidade de ensino
O Senac EAD oferta cursos técnicos na modalidade a distância, a fim de preparar profissionalmente, o público que concluiu ou está cursando o ensino médio. Além disso, conta com o Programa de Gratuidade que, entre os anos de 2021 e 2023, qualificou mais de 70 mil alunos, em todas as regiões do país.
Maiores informações: cursos técnicos do Senac EAD e site