As atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço são as idealizadoras do projeto “Mestres do Tempo”. Juntas, percorreram de bicicleta 700 km de pelo litoral catarinense para criar uma peça de teatro. A dupla de Joinville realizou o trajeto em dez dias, visitando colônias de pescadores artesanais e coletando depoimentos para montar o espetáculo teatral, com estreia programada para agosto.
Angela integra a Metamorfose Cia. Cênica. É atriz, diretora teatral, dramaturga, produtora e preparadora corporal e volcal de permormers.
A peça idealizada pela dupla, tem o objetivo de valorizar a tradição dos pescadores artesanais do Estado. Estão previstas apresentações gratuitas, inclusive nas escolas públicas de Joinville, Florianópolis e Itapoá.
“O que mais nos impressionou é o conhecimento ancestral acerca das luas, das marés, da relação entre o que tem na terra e o que tem no mar. O tempo de cada semeadura e colheita e da migração dos peixes. A leitura que fazem dos ciclos da natureza é impressionante”, afirma Angela, lembrando de Seu Vico e Silvano, da Barra da Lagoa, dois mestres que ensinaram muito à dupla de atrizes sobre o assunto.
Angela e Prika tiveram a ideia do projeto a partir de duas paixões: natureza e viagens de bicicleta. Segundo elas, as pedaladas junto ao mar despertaram curiosidade sobre a vida das pessoas que tiram dele a subsistência.
A dupla começou a jornada em Passos de Torres e finalizaram em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. Durante o percurso, pararam em vilas de pescadores para conhecer a rotina destas pessoas e de suas famílias, além de suas tradições, medos, anseios e a relação com a natureza.
Nestes 700 km de pedaladas, passaram por belíssimos cenários do litoral catarinense, como o Farol de Santa Marta (Laguna), Barra da Lagoa (Florianópolis), Ponte do Imaruim (São José), Canto dos Ganchos (Governador Celso Ramos), Vila da Glória (São Francisco do Sul) e praia do Pontal (Itapoá).
Sete pescadores foram selecionados para serem personagens do espetáculo, os quais Angela e Prika interpretarão com seus corpos e o uso de bonecos. A direção é de Silvestre Ferreira, que monta a dramaturgia com o auxílio de várias mãos, mas cuja versão final é do escritor e crítico de teatro Marco Vasques.
Confira a agenda de apresentações:
Joinville (pré – estreia)
Dia 21 de agosto, às 20h.
Local: Galpão de Teatro da AJOTE.
Florianópolis
Dias 24, às 15h e 20h, e 25 de agosto, às 9h e 15h.
Local: Teatro Álvaro de Carvalho
Itapoá
Dia 31 de agosto, às 14h30 e 19h30.
Local: Associação Comunitária do Pontal e Figueira