As emissões de carbono das viagens dos 40 deputados para as edições do Alesc Itinerante 2024 serão neutralizadas com o plantio de aproximadamente duas mil mudas de árvores. A ação foi anunciada na última sessão da Alesc em Blumenau, pelo presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), também responsável pela restruturação do programa Alesc Sustentável.
“O intuito é tornar a Alesc uma referência nacional de instituição pública com projetos de sustentabilidade e e combate às mudanças climáticas, um dos maiores desafios da humanidade neste século”, afirma Marquito. O deputado já neutraliza as emissões de carbono de todas as suas viagens com o carro institucional.
Com sua nova estrutura, o Alesc Sustentável passará a trabalhar em dez eixos: carbono zero; editais e licitações alinhadas à Agenda Ambiental na Administração Pública; Alesc Menos Lixo, para melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos; Pedalesc, para incentivo do uso de bicicletas por quem frequenta a Assembleia; energia limpa; gestão de recursos hídricos; feiras orgânicas; hortas e jardins; proteção das abelhas nativas; e Espaço Habitar.