O artista plástico catarinense Cainã Gartner, único no mundo a assinar obras de arte de madeira para a marca Senna, lançou na última terça-feira (12), uma nova coleção inspirada na técnica “Punta Taco”, aprimorada pelo icônico piloto de Fórmula 1.
A as obras da série “Punta Taco” foram produzidas de forma manual e individual pelo artista e esculpidas em madeira nobre reflorestada, com detalhes folheados em ouro. A técnica “Punta taco” foi aperfeiçoada por Senna para desempenhar a melhor performance possível nas curvas, com o calcanhar no chão e ponta do pé controlando acelerador e freio ao mesmo tempo. A série possui unidades limitadas.
“A inspiração veio com base nas retomadas da vida. Nas retas aceleramos, mas as curvas sempre chegam, e nelas devemos estar preparados e ajustados para fazer o contorno e ter a melhor retomada possível”, completa Cainã Gartner, artista plástico que fascina os amantes das artes com suas obras esculpidas em madeira e ouro 23 quilates e que muito se inspira na carreira e no legado de Senna nas pistas.
Esta não é a primeira obra de arte criada por Cainã para homenagear Ayrton Senna: em 2019, lançou, em parceria com a marca Senna, uma série limitada que reproduziu, em escala real, o capacete usado pelo piloto em 1993, em comemoração aos 25 anos do legado de Senna; em 2021, foram lançados a “Luva Senna Victory” e um trio de mini capacetes esculpidos à mão que representam os três campeonatos do piloto, de 1988, 1990 e 1991.
Sobre a marca Senna
Criada pelo próprio Ayrton Senna na década de 90, a marca Senna representa a essência do tricampeão, seu modo de encarar os desafios e sua paixão na busca pela sua melhor versão dentro e fora das pistas. Atualmente, a marca é administrada pela Senna Brands, grupo criado pela família do piloto. Para mais informações acesse o site oficial.
Sobre o Cainã Gartner – Nascido em 1990, sendo a quarta geração de carpinteiros da família Gartner. Criado dentro da tradicional marcenaria da família, vivendo e respirando o universo da madeira desde cedo. Sua arte é caracterizada pela regravação de artefatos icônicos. Remanejando e repensando a arte, de forma que adota aspectos orgânicos, formando contrastes entre linhas retas e curvadas elaboradas a partir de serras e tornos.
As obras de arte de Cainã Gartner já percorreram diversas cidades brasileiras, com peças criadas por encomenda, mas sua arte tem chamado atenção do mercado exterior com grande evidência. Projetos como a coleção autorizada de capacetes de Ayrton Senna e a reprodução da raquete de Roger Federer, entregue em mãos ao tenista, são o grande destaque na sua trajetória internacional. Recentemente, Cainã também desenvolveu a peça “AirWood”, inspirada no grande nome do Basquete, Michael Jordan, e também uma obra em homenagem ao atleta norte-americano Tom Brady.