Luiz Fernando Maurer tem apenas 13 anos e criou um APP que auxilia na comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Aluno da SuperGeeks, escola pioneira no ensino de programação e robótica no Brasil, na unidade de Itajaí, a ideia de Luiz surgiu nas aulas do módulo de desenvolvimento de aplicativos, além das pesquisas feitas sobre Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O aplicativo criado pelo aluno disponibiliza um assistente virtual que faz a tradução de textos para Libras, sendo possível aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução, de acordo com a necessidade.
Ao fim de mais um ano, novas criações se juntarem a esse exemplo que mostra como o uso das ferramentas tecnológicas pode causar impactos positivos, desenvolver diversas habilidades e facilitar a vida de muitas pessoas. Após meses aprendendo como utilizar a tecnologia de forma produtiva por meio da programação e robótica, os alunos foram incentivados a desenvolver, ao longo de cinco semanas, um projeto de acordo com o curso que estão cursando, inseridos em uma de três categorias: aplicativos, protótipos de robótica ou games.
O evento, que aconteceu no último dia 9, foi também uma oportunidade que o aluno teve para treinar a defesa de ideias e mostrar todo o empenho que teve no período.
“É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento dos nossos alunos. Há seis anos atuando na cidade, já podemos ver a diferença que estamos estimulando na vida das crianças e adolescentes, fazendo com que tenham outro olhar, mais criativo, para a tecnologia e se preparem para o futuro. Estamos vendo nascer verdadeiros programadores do futuro e empreendedores digitais”, afirma a empresária Fernanda Peukert, que é diretora da unidade em Itajaí.
Um universo de possibilidades
Em um curso regular, os jovens, a partir de cinco anos de idade, experimentam um universo de conhecimento dividido em diversos módulos de lógica e da matemática, em que aprendem robótica e desenvolvimento web, para criação de sites de internet; programação e criação de criar games, com ferramentas profissionais; fazer aplicativos de celular.
Além disso, existem cursos de curta-duração para aguçar o gosto pela tecnologia através de programação com jogos famosos como o Minecraft e Roblox, e também cursos de férias, nos meses de janeiro e julho, envolvendo muita diversão com games e robótica. Por meio de atividades ao longo do curso, os alunos podem ganhar experiência em desenvolver projetos, trabalhar em equipe, ter mais autonomia, capacidade de resolver problemas, senso crítico, concentração, interesse pelo conhecimento e visão empreendedora.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.