Abertura do evento Transformar Juntos, nesta quarta-feira (23), em Brasília, reuniu mais de 2,5 mil gestores e incentivou as prefeituras a procurarem alternativas para fomentar o desenvolvimento territorial.
Reforçar o processo de inclusão do povo brasileiro passa pelos pequenos negócios. Estas foram as palavras de ordem durante do encontro. Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios.
Somente nas compras públicas, o estado de Santa Catarina, em 2024, movimentou R$ 2,4 bilhões para os pequenos negócios, representando 28% do total, um crescimento de 52% em relação ao ano anterior.
O presidente Décio ressaltou também a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. “A solução das questões econômicas está no município. Estão neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, apontou Décio Lima.
Até o momento, a ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.
Acesse aqui: www.gov.br/contratamaisbrasil
Durante o seu discurso, Décio Lima exaltou ainda a importância de reunir os protagonistas do desenvolvimento territorial de todo o país no evento.
“O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, ressaltou. “Somos a porta dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos aqui nos próximos dias, junto com todos vocês, para construir a obra mais importante: modificar a vida das pessoas”, incentivou o presidente do Sebrae.
A inclusão proposta pelo estímulo ao empreendedorismo também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Ela enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. Pensar o território é pensar em todos os agentes locais. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, disse.
Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou também a participação da entidade no sucesso que o setor do Turismo tem atingido recentemente. “No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional”, afirmou.
“O que faz brilhar os nossos olhos são os números de empregos. Foram mais de 500 mil novos empregos apenas na atividade turística. É bonito ver o turismo trazendo alegria, dinheiro e perspectiva de desenvolvimento para o país. E o Sebrae faz parte dessa história”, avaliou.