O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram nesta quarta-feira (13)/11), na COP 29 em Baku, Azerbaijão, do lançamento da Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e Transformação Ecológica (BIP). A plataforma foi criada para mobilizar capital nacional e internacional em apoio aos Planos de Transformação Ecológica e transição climática do governo brasileiro, reforçando o compromisso do país com a neutralidade de carbono até 2050.
“O lançamento da BIP é uma demonstração clara do compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento sustentável. A plataforma não apenas mobilizará capital, mas facilitará a geração de emprego e renda no Brasil, posicionando o país como líder global na economia verde”, disse Alckmin
Segundo a Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, a BIP organiza as prioridades do governo brasileiro, dos planos de política pública com o apoio internacional.
“Ela é tão importante porque normalmente os bancos internacionais chegam no Brasil e vão passando de porta em porta, de ministério em ministério. O que a plataforma faz é coordenar isso e colocar numa plataforma as prioridades a partir da visão do governo como um todo e de cada um dos ministérios”, disse Ana Toni
O vice-presidente exaltou o potencial da BIP para alavancar o desenvolvimento da economia verde no Brasil. Biotecnologia, farmacêuticos e cosméticos são algumas das áreas a serem beneficiadas pela atração de investimentos baseados na biodiversidade da Amazônia, ressaltou. “Nós temos um potencial de biodiversidade fantástico na região amazônica. Então transformamos o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) num contrato de gestão para que tenha melhor resultado e a gente possa unir pesquisa, inovação, novos empreendimentos e geração de emprego e renda”, disse Alckmin.