Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em 2023, aponta que 74% dos brasileiros adotam hábitos de consumo consciente e sustentável. Em busca desse público, a marca de café Nespresso e a Natura Ekos estão se unindo em parceria inédita: agora, as bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, best-seller da marca, terão alumínio proveniente das cápsulas recicladas em sua composição.
O primeiro lote do produto estará disponível nas lojas próprias da Natura a partir de 28 de outubro, no Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio. As bisnagas passam a ser 100% de alumínio reciclado, sendo 10% desse volume oriundo das cápsulas Nespresso, o que representa um reaproveitamento de mais de duas toneladas de cápsulas ao ano.
Ambas são empresas B certificadas e afirmam ter como objetivo aumentar não apenas a porcentagem de alumínio proveniente das cápsulas na composição das embalagens, mas também o portfólio de embalagens de produtos Ekos desenvolvidos a partir de cápsulas Nespresso.
“Nossas cápsulas já são compostas por 80% de alumínio reciclado e oferecemos aos consumidores ao menos uma forma de reciclá-las. Estamos sempre buscando maneiras de contribuir para uma cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades”, afirma Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil. “Quando nos unimos à Natura, mostramos como a criatividade e inovação, aliadas a propósitos sólidos, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar impacto positivo”, completa.
De acordo com Tatiana Ponce, CMO da Natura, a cooperação entre as duas companhias representa um movimento importante em direção à circularidade e ao fomento da regeneração do planeta, além de estar em linha com o histórico de sustentabilidade de Natura Ekos.
“Diante do atual cenário de emergência climática, precisamos nos unir para criar soluções regenerativas e inovadoras para desafios socioambientais, visando uma relação mais harmoniosa entre as pessoas e a natureza. Afinal, como empresas, podemos gerar mudanças positivas em larga escala. Ao atuarmos em parceria, os resultados podem ser ainda mais amplos e benéficos”, explica.
Pontos de coleta e reciclagem
Além da utilização de cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34 boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequadas dos produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio.
“Também já estamos trabalhando para que os mais de 400 pontos de coleta Nespresso no país tenham capacidade de receber e dar uma segunda vida aos produtos das duas marcas”, conta Mariana Marcussi, Diretora de Marketing da Nespresso Brasil.
Tanto as bisnagas quanto as cápsulas coletadas serão enviadas para o Centro de Reciclagem da Nespresso, no município de Osasco (SP). Nesse processo, a borra do café Nespresso é mecanicamente separada do alumínio e reaproveitada para a produção de compostos orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas, enquanto o alumínio volta para a cadeia siderúrgica e se transforma em novos objetos.
Impulsionar e fortalecer uma economia regenerativa e circular é um propósito em comum entre as duas empresas. Na Natura, essa meta está presente em sua Visão 2030, chamada de Compromisso com a Vida. Até o fim da década, a companhia pretende tornar 100% de suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis – até então, esse objetivo foi alcançado em 86,2% do seu portfólio de produtos. Já a Nespresso tem como meta até 2030 alcançar 60% de taxa de reciclagem das suas cápsulas a nível global. A empresa atua desde o campo, com seu Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, até o pós-consumo.