A sorveteria Cairu, em Belém, é destaque pelo segundo ano consecutivo na enciclopédia gastronômica TasteAtlas. Responsável por elencar os 100 pratos e receitas mais icônicos em todo o mundo, a publicação iincluiu de novo o sorvete de açaí da casa, por “seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez”, em sua lista.
“Esta lista apresenta as 100 gelaterias e sorveterias mais icônicas que deixaram uma marca indelével no cenário global de sobremesas. Ela abrange estabelecimentos que aprimoraram sua arte, às vezes até por mais de um século, servindo sabores consagrados como chocolate e pistache, ou combinações inventivas como ricota e pêra, sementes de gergelim e arroz”, descreve a enciclopédia sobre o que leva às escolhas.
Como no ano passado, a Cairu foi definida como símbolo de orgulho regional e uma embaixadora dos sabores amazônicos pela TasteAtlas. “Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, exibindo os sabores únicos da região. Um dos seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, que é muito amado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente a doçura e a acidez”, escreve a publicação.
“Receber esse reconhecimento novamente e no ano que comemoramos 60 anos de Cairu é motivo de imenso orgulho. O açaí é símbolo de todo paraense e a menção na TasteAtlas fez com que gerasse uma curiosidade de consumo pelos turistas. E é inevitável não se apaixonar por esse sabor!”, disse Armando Laiun, proprietária da sorveteria.
Fundade em 1963, a Caiuru foi declarada patrimônio cultural de natureza material e imaterial, desde o ínicio deste ano.
Em 2022, a Cairu ficou em entre as 50 melhores sorveterias do mundo no Festival Mundial do Gelato, em Roma na Itália. Ela ficou no 32º lugar no ranking, e seu proprietário, Armando José Laiun Filho, recebeu o título de sorveteiro “de ouro” no mesmo evento.