A escassez de sementes de ostras nativas levou um grupo de produtores, com o suporte do Sebrae no Rio Grande do Norte, Fundação Banco do Brasil e demais parceiros, a se unir e retomar a produção do molusco na Lagoa de Guaraíra, localizada em Tibau do Sul (distante cerca de 80 quilômetros da capital, Natal). De uma estação experimental a uma balsa restaurante para entretenimento dos visitantes do lugar, a marca Ostra da Pipa virou grife e tornou a produção local uma referência em todo o país. Até em grandes eventos os produtos da marca estão presentes e podem ser apreciados. Agora, essa trajetória bem sucedida do grupo de ostreicultores recebeu o devido reconhecimento em âmbito mundial.
A história O Sorriso da Ostra, que relata o caso dos produtores potiguares, conquistou para Tibau do Sul o primeiro lugar na categoria Comunidades Prósperas da 10ª edição do prêmio Green Destinations Story Awards 2024, uma competição mundial dos 100 destinos mais sustentáveis do planeta. A premiação ocorreu durante a ITB Berlim 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo, realizada em março, na capital da Alemanha.
No prêmio, a história vencedora O Sorriso da Ostra conta a trajetória da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), da fundação até a consolidação como referência nacional na produção de ostras de alta qualidade e segurança alimentar.
A Aproostras, localizada na área rural de Tibau do Sul, é uma iniciativa voltada ao cultivo e comercialização de ostras orgânicas em ambiente natural. Utilizando mesas confeccionadas com madeira ecológica de alta durabilidade, a associação tem como objetivo promover a criação sustentável da espécie, envolvendo a comunidade local na produção e comercialização do produto final.
Em Tibau do Sul, a comunidade de extrativistas do distrito de Cabeceiras enfrentava desafios significativos, vivendo em condições de vulnerabilidade. Foi então que encontraram uma alternativa nas atividades de pesca, agricultura e extração de ostras em seu ambiente natural. Porém, a extração de ostras, até então, era realizada sem os devidos cuidados sanitários para o consumo, focando apenas na exploração dos espécimes no mangue.
Para solucionar o problema, os extrativistas, com o apoio do Sebrae-RN, criaram a Aproostras. A partir desse ponto, a comunidade não apenas passou a cultivar as ostras, mas também desenvolveu a Rota das Ostras. Esse passeio, realizado em canoas de madeira, parte do porto e segue ao longo da lagoa Guaraíras em direção à área de cultivo, combinando a produção local com o turismo regional. Os próprios produtores atuam como guias, compartilhando informações com os visitantes ao longo do trajeto.
Ao final do passeio, os produtores oferecem uma variedade de ostras frescas, provenientes de suas próprias criações, em um empreendimento turístico de base comunitária focado na sustentabilidade e no desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural da região.
Agora, Tibau do Sul conquista reconhecimento internacional como o único município do Nordeste a ser premiado em primeiro lugar na categoria “Comunidades Prósperas”. No Brasil, destaca-se como um dos poucos a conquistar quatro títulos consecutivos no Top 100 de Sustentabilidade.
Desde 2014, o Green Destinations Top 100 Story Awards da ITB apresenta as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável em 6 categorias com base nas indicações para o GD Top 100 Stories. Esta 10ª edição aconteceu na ITB Berlin 2024, a maior feira da indústria do turismo do mundo, na quarta-feira, 6 de março, no Palco Blue.