O Brasil deve receber no Carnaval deste ano 200 mil turistas estrangeiros, que devem movimentar R$ 900 milhões. Essa é a estimativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que comemora a reinserção do país no mercado global do turismo, após a recessão provocada pela pandemia.
A previsão se soma ao volume recorde de arrecadação com o turismo internacional alcançado em 2023, quando os estrangeiros gastaram U$ 6,9 bilhões no Brasil. Os números são animadores para os pequenos negócios, que representam cerca de 90% de todas as empresas do setor.
Para o presidente do Sebrae, o momento é extremamente favorável.
“Estamos comemorando os resultados da nossa economia com um Produto Interno Bruto (PIB) que surpreendeu todas as previsões, uma inflação sob controle e números recordes de empregos, gerados principalmente pelas micro e pequenas empresas. Nesse contexto, a retomada da indústria do turismo abre perspectivas positivas para todo o setor, desde as pequenas pousadas e restaurantes até os artesãos. Sebrae e Embratur são parceiros nessa empreitada de fortalecer a atividade no Brasil”, acrescenta Décio Lima.
Recorde em 2023 animam o governo e o setor
De acordo com dados do Banco Central divulgados pela Embratur, o valor arrecadado com o turismo internacional em 2023 é 1,5% superior ao registrado em 2014, ano da Copa do Mundo, quando os visitantes estrangeiros deixaram no país um montante de US$ 6,8 bilhões. “Quando falamos a de turismo, falamos do pequeno e do médio negócio, daquele que gera emprego”, comenta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “Estamos comemorando a maior arrecadação de todos os tempos com o turismo internacional. E agora, o Carnaval é festa, mas também é emprego e é renda.”
A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para 2023 era de um acréscimo de 8,58% na receita gerada pelo turismo internacional, mas o resultado cravou crescimento anual de 41%. Em 2022, os visitantes internacionais haviam deixado no Brasil US$ 4,9 bilhões. O novo Plano Nacional de Turismo, aprovado no fim de janeiro pelo Conselho Nacional de Turismo, estabelece como meta alcançar, em 2027, o montante de US$8,1 bilhões.