O Governo Federal vai investir R$ 9 bilhões no Plano Viver Sem Limite II, que reúne iniciativas de proteção e promoção da população com deficiência.
O lançamento do plano será no dia 16 de novembro, em cerimônia com a participação da sociedade civil e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e terá o envolvimento de 30 ministérios.
Os detalhes foram apresentados nesta quarta-feira (8/11) pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, no programa “Bom dia, Ministro”, do Canal Gov.
O plano está centrado em quatro eixos: gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Segundo o ministro, estudos mostram que boa parte das pessoas com deficiência se declaram negras. “A questão da deficiência tem a ver, também, com adaptação ao ambiente, acessibilidade. Em condições precárias de pobreza e desigualdades, as pessoas têm menos condições de superar as barreiras ambientais”, disse.