Durante o processo produtivo do chocolate, cerca de 85% do cacau é descartado como resíduo. Incomodado com essa constatação, o químico Fábio dos Santos decidiu trabalhar para que a indústria do chocolate deixasse de ser uma “fábrica de lixo”. Assim, fundou a Cacaus Biocosméticos, startup que produz cosméticos a partir da casca e da polpa do cacau, transformando o que é descartado em extratos com propriedades benéficas para a pele.
“Os nutrientes presentes nos resíduos, como vitaminas, minerais e aminoácidos, ajudam a pele e o cabelo a se regenerar, crescer e se fortalecer. Verificamos propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas nos extratos”, diz o empreendedor. O subproduto é comprado de 20 pequenos produtores do sul da Bahia, que fazem mais renda, já que as cascas seriam queimadas —por serem volumosas. “Quero atingir cada vez mais produtores de agricultura familiar e fazer com que mulheres, pessoas pretas e indígenas tenham melhora na qualidade de vida”, pontua o fundador.
Nascido e criado na Bahia, Santos diz que sempre teve muito contato com o cacau. Mas foi enquanto trabalhava na Braskem e finalizava um mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ele viu um programa de televisão para pesquisar um novo tema de pesquisa e conheceu sobre as doenças do cacau. Mudou-se para São Paulo no ano seguinte, em 2013, para estudar o assunto em um doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A ideia de desenvolver cosméticos teve início em 2016, quando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou um programa para jovens empreendedores pós-graduandos. Santos concorreu com o projeto de aproveitamento de uso sustentável do mel de cacau em cosméticos e chegou à final, mas a falta de experiência como empreendedor pesou na hora da decisão. “Recebi pareceres muito bons dos revisores, que viram potencial no negócio. A parte científica eu dominava bem, mas precisava desenvolver a dimensão de mercado”, relembra.
Na imagem: Fábio dos Santos, fundador da Cacaus Biocosméticos (Divulgação)