A última edição do ciclo de debates promovido pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) acontece nesta terça-feira (25). O evento, com o tema “Cidades e Cultura”, será realizado a partir das 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Praça Municipal.
O encontro contará com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pedro Tourinho, que será o anfitrião do evento. Além dele, participarão o arquiteto Zulu Araújo, conselheiro do Grupo Cultural Olodum; o diretor teatral, cenógrafo e figurinista Márcio Meirelles, ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia; e o economista Carlos Martins, também CEO da Opium. A atividade é aberta ao público.
Na ocasião, Zulu Araújo compartilhará a vasta experiência no tema “A Cultura e Olodum no Desenvolvimento Estratégico do Centro Histórico de Salvador”. Em seguida, Márcio Meirelles abordará a questão da “Cultura da Cidade e o Desejo da Arte”. Por fim, Carlos Martins apresentará o tema “Estratégias de Cultura de Longo Prazo a partir da Experiência das Candidaturas das Cidades Portuguesas à Capital Europeia da Cultura”.
“Feliz por essa série de encontros para pensar a cidade. Fui convidado para estar no evento na próxima terça para pensar a cidade e a cultura. Muito me orgulho disso e eu vou fazer uma provocação para a gente discutir a cultura da cidade e o desejo da arte. Afinal, qual é o desejo que a cidade tem a respeito das artes ou das linguagens? Dessa ação humana que é tão importante, que nos aproxima e que nos faz refletir sobre nós próprios, sobre o outro, sobre o mundo e sobre estar no mundo. Espero vocês lá”, convidou Meirelles.
Realização – Ao longo do mês de julho, a Prefeitura de Salvador e a Unesco têm promovido debates que abordam temas relacionados às áreas do Centro Histórico e do bairro do Comércio, com o objetivo de refletir sobre ações voltadas para a dinamização dessas regiões. Entre os aspectos já discutidos nos encontros estão a reabilitação urbana, a dimensão social e a vulnerabilidade em áreas centrais.
Essa ação faz parte da criação recente do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, em 27 de abril deste ano, e está alinhada ao encerramento do projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a FMLF e a Representação da Unesco no Brasil, cujo título é “Instrumentos e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo de Salvador”.