O presidente da Comissão do Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Marquito (PSOL), participou no último final de semana do 4ª edição do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC), em João Pessoa (PB). O evento discutiu as vertentes do cicloturismo em relação à economia criativa, especialmente no que se refere à atividade como ferramenta de desenvolvimento territorial e ao turismo como prática imersiva de diferentes experiências dentro de um destino.
O foco do evento centrou na capacitação sobre as oportunidades de geração de renda e da criação de novos negócios relacionados ao cicloturismo, além da melhora da qualidade de vida da população residente de onde a atividade é implementada.
Dentre os painéis, destaque para temas correlatos ao cicloturismo, tais como o turismo de base comunitária (TBC), turismo criativo, novas mídias e tecnologias associadas ao turismo e bicicleta, planejamento regional, planejamento urbano e planejamento ambiental.
As Políticas Públicas, Governança e Monitoramento entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento da atividade também foram debatidas pelas autoridades, representantes da academia e das diversas entidades representativas do turismo. Uma mostra acadêmica divulga o Up to Date em termos de pesquisas sobre a temática, cursos e oficinas temáticas ministrados por especialistas e claro, vivências de pedal por diversos roteiros de João Pessoa.
“A oficina que participei teve o tema “Conectando o Brasil por Bicicleta: Mobilidade Cicloviára no desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis”. Estive ao lado de Gléurice Sousa, representante da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do Ministério do Turismo, o Daniel Guth, representando a Aliança Bike, Camila Bassi da Rede Trilhas, Felipe Alves da União de Ciclistas do Brasil, Zairo Benjó do Pedal Rural na Ilha do Marajó, Andrea Porto Sales, Pedagogia Urbana/UFPB, e Alexandre Lorenzetto representando o Deputado Goura (Paraná)”, conta Marquito.
O deputado destacou ainda o enorme potencial de Santa Catarina, estado com grande tradição no ciclismo e que já possui inúmeras rotas turísticas estruturadas, sobretudo na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. Por iniciativa da Comissão de Turismo da Alesc, estão sendo organizados um seminário sobre o mapeamento de rotas cicloturísticas da Grande Florianópolis e uma audiência pública, agendada para debater a implantação de três circuitos de cicloturismo no Extremo Oeste do estado.
“Os trajetos são a parte da experiência turística. Gira a economia, a partir das tradições das culturas locais, da cultura alimentar. Então, vale a pena a gente se colocar nesse processo enquanto Assembleia Legislativa”, conclui o deputado.
Marquito destaca, ainda, a necessária atuação coordenada de diversos órgãos públicos para garantir a infraestrutura e roteirização, numa parceria com o setor privado que deve investir na viabilização dos equipamentos turísticos de apoio, hospedagem, alimentação e lazer que valorizam a experiência do cicloturista ao longo dos roteiros, com forte impacto na economia local, sua cultura e rica gastronomia.
O 4º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo aconteceu no Auditório do Sebrae, em João Pessoa.
Crédito: Divulgação