Na última quinta-feira (04), o Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Catarinense reuniu prefeitos e gestores para tratar sobre tecnologia e inovação no desenvolvimento das cidades da região.
Representantes de 85 prefeituras, de 16 estados (BA, CE, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PR, PE, RJ, RO, RS, SC, SP, SE), acompanharam o encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digitalque contou com a participação dos prefeitos de Seara, Edemilson Canale, e de Concórdia, Rogério Pacheco, dos Secretários de Desenvolvimento de Concórdia, Vinícius Furlanetto, de Desenvolvimento e Inovação de Joaçaba, Jorge Dresch e da Secretária de Comissões e Parcerias de Palhoça, Cristina Schwinden.
Conforme destacou a gerente de comunicação da Rede Cidade Digital (RCD), Sharlene Sarti, o Webinar, desde a sua criação, no início da pandemia de covid-19, em 2020, tornou um espaço importante para o compartilhamento de informações e soluções para os municípios que buscam investir em tecnologia e inovação. “Permitiu compartilharmos informação a muitas regiões que não chegaríamos presencialmente, levando informação, principalmente aos pequenos e médios municípios, e mostrando como as cidades têm investido em tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
O prefeito de Seara, Edemilson Canalefrisou a importância da tecnologia e inovação no desenvolvimento do município, cujo agronegócio é referência em todo o estado,
“Nós começamos com o trabalho aqui da Wi-fi nas Praças e tínhamos um grande problema: Temos aquiquase 2.100 venezuelanos e tínhamos dificuldade na questão da internet. Acabamos colocando Wi-fi nas praças públicas, o que facilitou a comunicação entre as pessoas que não tem internet. Nós temos o controle de invasão, como crimes virtuais, tudo monitorado e controlado também”, contou Canale.
Acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Vinícius Furlanetto, o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, citou diversos avanços tecnológicos no município. “Criamos nossa lei de inovação, um fundo e também um conselho de inovação, e isso começou a nortear os nossos passos em termos de administrar o serviço público e fazer com que a eficiência desse serviço fosse mais rápida, e é isso o que temos feito em todas as áreas”.
O secretário de Desenvolvimento também ressaltou a economia e agilidade com a mudança do uso excessivo de papel para documentos feitos para o digital. “Nós estamos trabalhando muito forte agora na redução do uso de papel e vamos fazer uma digitalização em todo nosso arquivo. Então, ainda esse ano, estaremos digitalizando tudo para que os processos sejam mais ágeis para que possamos acessar as informações com mais precisão”.
Outras novidades vieram de Joaçaba no Webinar, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, onde o Secretário de Desenvolvimento e Inovação, Jorge Dresch, mostrou o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), um sistema de Geoprocessamento municipal que apresenta informações sobre o lote, a edificação, hidrografia e infraestrutura para as pessoas que estão pensando em construir sua casa, empresa etc., possuindo três funções principais: a fiscal, jurídica e planejamento.
“Esse é um cadastro que possibilita o planejamento, a compra e a execução da sua obra, para que depois não tenha problemas na hora de fazer sua edificação”, afirmou Dresch.
PPP de Iluminação Pública – As Parceria Público-Privadas (PPPs) podem viabilizar a implantação de soluções tecnológicas nos municípios. Foi o que destacou a Secretária de Comissões e Parcerias de Palhoça, Cristina Schwinden, ao trazer informações sobre a primeira PPP de Iluminação Pública implantada em Santa Catarina.
Ela lembra que concessão é diferente de privatização, enquanto queo primeiro prevê um investimento e um serviço, o segundo é quando um serviço público é vendido e nunca mais se gerencia tal serviço. “A remuneração de uma concessão pode ocorrer em três formas: ou o cidadão paga direto para uma concessionária (Concessão Comum), ou a prefeitura remunera a empresa que executa esse serviço público (Concessão Administrativa), ou acontece o pagamento de via dupla (Concessão Patrocinada). A mais comum é a Concessão Administrativa, a famosa PPP, quando tem um serviço público sendo prestado mediante a uma concessão, mas quem remunera é a prefeitura através de contraprestações”, explica a secretária, destacando o projeto que conta com 100% de telegestão nos postos, com monitoramento em tempo real, vem permitindo a implantação de novas soluções como medidores e semáforos inteligentes.
O representante da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), enalteceu a importância do encontro virtual ao apresentar as ações de fomento às cidades inteligentes no Estado desenvolvidas pela entidade. “A importância da FECAM no projeto de cidades inteligentes é a consolidação de todos esses sistemas das cidades e os valores na inovação a sustentabilidade”.
O Webinar de Cidades Digitais contou com a parceria da S. Clara Comunicação, Vigilant e 1Doc. O evento está disponível na TVRCD, canal oficial da Rede Cidade Digital no Youtube.