As novidades começam com os Agentes de Orientação ao Negócio Rural (AOR) que estão sendo capacitados e terão como desafio levar inovação, melhorar a gestão dos negócios rurais, construir um plano de negócios, aplicando boas práticas de gestão e de empreendedorismo na rotina desses trabalhadores. “Teremos até 200 novos agentes, em campo até junho deste ano. Na prática, esses profissionais, conhecidos como consultores do Sebrae, serão os facilitadores do Negócio Certo Rural (NCR)”, explica Ludovico W. Da Riva, analista do núcleo do Agronegócio de competitividade do Sebrae.
O Acordo de Cooperação Juntos pelo Agro conta com a parceria do Sebrae, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e possui o objetivo de elevar a produtividade, competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios rurais, promovendo o crescimento dos negócios, o acesso a mercados e o desenvolvimento territorial. Para viabilizar todas as ações estão sendo investidos R$ 350 milhões de reais pelas instituições envolvidas nos próximos anos.
Os Agentes de Orientação ao Negócio Rural, um personagem importante para a atuação rural da instituição, vão integrar a rede de agentes do Sebrae, realizando ações no campo, junto ao ALI Rural (bolsista de inovação) e os demais agentes já em atuação em outras frentes.
Sobre o perfil das empresas que receberam acompanhamento do Sebrae, dados sobre os aspectos sociais mostram que 97% se declararam negros ou pardos, 2,3% são indígenas, 76% possuem mulheres na liderança e 73% obtêm insumos de comunidades locais.
Já estão sendo negociadas novas turmas de capacitações no segundo semestre para os agentes, ampliando a intervenção do Sebrae no campo, e possibilitando em poucos meses, uma execução nacional relevante no setor do agronegócio brasileiro.
E as novidades não param por aí, o aplicativo Guia do Campo ganha novos incrementos. O aplicativo APP Guia do Campo (Android) teve uma versão inicial em outubro do ano passado, e agora, o produtor terá acesso a vários conteúdos exclusivos desenvolvidos pelo Senar, Sebrae e CNA. Um projeto que vai complementar as outras ações incluindo a Plataforma Do Brasil à Mesa, que tem o objetivo de promover e divulgar alimentos artesanais.