Com recorde de público, o Smart City Expo Curitiba 2023 chegou ao fim nesta sexta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi). Em três dias de exposição e congresso, o evento recebeu 15 mil pessoas, um aumento de 50% em relação à edição 2022, o que faz da cidade a segunda maior do mundo em público, atrás apenas da edição de Barcelona, entre 40 eventos realizados nos últimos 13 anos.
Esta foi a quarta edição do maior evento de cidades inteligentes do país, organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com a chancela internacional da Fira Barcelona. Além de Curitiba, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). A quinta edição do Smart City Expo Curitiba foi confirmada para 20, 21 e 22 de março de 2024
Para Caio Castro, sócio diretor do iCities, os números da edição evidenciam seu sucesso. “Somente em potencial de negócios gerados no evento, atingimos a marca de R$ 150 milhões. Em 2022, foram R$ 40 milhões. A edição de 2023 do SCECWB teve um espaço inédito para receber prefeitos e prefeitas durante os três dias de evento, o City Hall, que reuniu 450 municipalidades dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Recebemos visitantes e palestrantes de 45 países. E pela primeira vez no Brasil realizamos o Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo”.
“Esta edição deu um grande passo à frente. Curitiba demonstra sua potência e capitaneia os projetos de smart cities pelo Brasil. Com representação do ecossistema, 65 empresas presentes, representação inédita dos 26 estados brasileiros, e um congresso com 180 palestrantes de 45 nacionalidades. Curitiba dá a largada para o calendário global de eventos da Fira em 2023 como uma das cidades líderes em soluções de smart cities pelo mundo”, disse no encerramento Andrea Urdampilleta, diretora de eventos da Fira Barcelona.
Representantes de Camboriú participaram do Smart City Expo Curitiba 2023
Representantes de Camboriú participaram do Smart City Expo Curitiba 2023. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo César Gervásio, o diretor de Inovação Tecnológica, Paul Jackson de Almeida, e o chefe de Gabinete, Fábio Borba, estiveram no evento em busca de projetos tecnológicos que possam ser instalados no município. Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu o Selo da Bright Cities, que é uma plataforma que realiza o roteiro das cidades, por meio de indicadores, para que elas se tornem cada vez mais inteligentes. “Entendemos que para a cidade evoluir é importante estudar cada indicador para fazer melhorias e aplicar as políticas públicas”, ressalta Ângelo Gervásio.
Produtos e serviços de empresas catarinenses chamam atenção na Expo
Empresas catarinenses como a Coringa e a Digitro também participaram do evento, onde tiveram a oportunidade de mostrar seus portfólios para a segurança pública, soluções automatizadas e inteligentes de monitoramento em tempo real, atendimento ao cidadão e mesmo compliance governamental, que permitem a melhoria no tempo de resposta e serviços prestados ao cidadão, resultando em bases sólidas que permitem o desenvolvimento econômico regional.