“Luiz Melodia, no coração do Brasil”, documentário dirigido por Alessandra Dorgan, estreia nos cinemas brasileiros recupera a trajetória do grande músico carioca Luiz Carlos dos Santos – o Luiz Melodia, cria do morro do Estácio.
E ninguém melhor do que o próprio Melodia para dar voz à sua história, numa sacada interessante e só possível pela recuperação de entrevistas e materiais raros que retratam a vida e a obra de um dos artistas mais autênticos da música brasileira.
O filme que busca enfatizar a sua importância cultural, traça a jornada artística de Luiz desde suas raízes humildes, sua relação com o pai, também coompositor, até sua ascensão como um dos mais conhecidos compositores da música popular brasileira.
Luiz Melodia nasceu em 1951 e marcou época ao unir samba, bossa nova, blues, jazz e jovem guarda, sempre desafiando rótulos e expectativas. A curadoria das músicas escolhidas para o documentário, como “Ébano” e “Juventude Transviada” dialogam com as tensões enfrentadas como artista negro em uma sociedade marcada pelo racismo.
Com roteiro e direção musical assinados por Patrícia Palumbo, jornalista e amiga próxima do artista, e a colaboração de Jane Reis, viúva de Luiz Melodia, o documentário distribuído pela Embaúba Filmes promete emocionar e ressaltar a profundidade do legado cultural deixado pelo cantor. “Luiz Melodia, no coração do Brasil”, é uma ode à genialidade musical do poeta do Estácio.
Assista ao trailer do documentário
https://www.instagram.com/reel/DDKSO_XyWtI/?utm_source=ig_web_copy_link
Brasil registra expansão do número de salas de cinema em 2024