A proximidade com o meio ambiente e a compreensão sobre a sua relevância despertam uma visão crítica sobre a temática ambiental e senso de pertencimento que ajudam a fortalecer a responsabilidade de conservá-lo e protegê-lo. Em um momento em que eventos climáticos extremos atingem recorrentemente o Brasil e diferentes partes do mundo, é fundamental formar uma nova geração conectada com a natureza e consciente de sua importância.
Crianças e adolescentes precisam entender a relação existente entre um planeta em equilíbrio e eventos climáticos extremos, como enchentes, ondas de calor, aquecimento do oceano, incêndios, assim como a necessidade de termos cada vez mais Soluções Baseadas na Natureza no dia a dia.
A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional. O ensino nas escolas é previsto na Base Nacional Comum Curricular como competência que deve ir além de Ciências e ser abordada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Ela é primordial para ajudar a sensibilizar e conscientizar estudantes, a fim de formar agentes transformadores e protetores de um planeta mais sustentável para todos.
Segundo Alexander Turra, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, a Educação Ambiental é uma temática que vem amadurecendo desde o final do século 20 como um instrumento importante e relevante na busca de uma reconexão das pessoas com a natureza e vice-versa, já que há uma relação indissociável entre elas.
A natureza tem papel essencial no bem-estar da sociedade. E o aprendizado e a prática da Educação Ambiental, por meio do ensino fora ou dentro da escola, tem aspecto fundamental como alicerce na construção do futuro que teremos.
“A Educação Ambiental demonstrou ter diferentes vertentes que, em conjunto, criam uma possibilidade abrangente de diálogo com a natureza. Então, é fundamental que essa abordagem esteja na base de qualquer processo educativo, uma vez que diz respeito à nossa relação com nós mesmos, com o nosso passado, com o nosso presente e com o nosso futuro. É um tema essencial para ser trabalhado tanto no ambiente escolar quanto fora dele”, afirma Turra.