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Início » O desafio da educação ambiental para crianças na escola
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O desafio da educação ambiental para crianças na escola

RedaçãoPor Redação26 de janeiro de 2025Nenhum comentário6 min.
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A proximidade com o meio ambiente e a compreensão sobre a sua relevância despertam uma visão crítica sobre a temática ambiental e senso de pertencimento que ajudam a fortalecer a responsabilidade de conservá-lo e protegê-lo. Em um momento em que eventos climáticos extremos atingem recorrentemente o Brasil e diferentes partes do mundo, é fundamental formar uma nova geração conectada com a natureza e consciente de sua importância.

Crianças e adolescentes precisam entender a relação existente entre um planeta em equilíbrio e eventos climáticos extremos, como enchentes, ondas de calor, aquecimento do oceano, incêndios, assim como a necessidade de termos cada vez mais Soluções Baseadas na Natureza no dia a dia.

A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional. O ensino nas escolas é previsto na Base Nacional Comum Curricular como competência que deve ir além de Ciências e ser abordada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Ela é primordial para ajudar a sensibilizar e conscientizar estudantes, a fim de formar agentes transformadores e protetores de um planeta mais sustentável para todos.

Segundo Alexander Turra, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, a Educação Ambiental é uma temática que vem amadurecendo desde o final do século 20 como um instrumento importante e relevante na busca de uma reconexão das pessoas com a natureza e vice-versa, já que há uma relação indissociável entre elas.

A natureza tem papel essencial no bem-estar da sociedade. E o aprendizado e a prática da Educação Ambiental, por meio do ensino fora ou dentro da escola, tem aspecto fundamental como alicerce na construção do futuro que teremos.

“A Educação Ambiental demonstrou ter diferentes vertentes que, em conjunto, criam uma possibilidade abrangente de diálogo com a natureza. Então, é fundamental que essa abordagem esteja na base de qualquer processo educativo, uma vez que diz respeito à nossa relação com nós mesmos, com o nosso passado, com o nosso presente e com o nosso futuro. É um tema essencial para ser trabalhado tanto no ambiente escolar quanto fora dele”, afirma Turra.

O eu, o outro, o nós e o planeta

O professor acrescenta que a motivação para trabalhar a temática ambiental é variada. A vertente conservacionista busca aproximar as pessoas da natureza para que compreendam a importância do ambiente protegido e busquem sua preservação. Já a vertente crítica, trabalha com uma visão mais integrada entre ambiente e sociedade, buscando identificar as raízes dos problemas ambientais – que também são sociais.

“É fundamental que os problemas ambientais sejam entendidos enquanto mazelas derivadas das escolhas e atitudes da sociedade, que acabam impactando a própria sociedade. Assim, estamos pensando não só a questão da natureza, mas o bem-estar social”, aponta Turra.

Como trabalhar temas da atualidade em sala de aula

Todos os temas cotidianos relacionados à Educação Ambiental com aderência à vida das pessoas, fazendo com que cada um se veja pertencente dessa realidade e tenha motivações para mudá-la, podem e devem ser trabalhados em sala de aula. Entre eles, vale destacar a adaptação às mudanças climáticas, as Soluções Baseadas na Natureza, e a cultura oceânica.

Jardim de Chuva. (Reprodução Internet)

De acordo com Turra, é necessário que as pessoas entendam a importância do oceano em suas vidas e suas responsabilidades na qualidade desse ambiente. “A cultura oceânica faz parte de uma discussão mais abrangente sobre a relação da sociedade com a natureza. Mas, no caso do oceano, essa relação é pouco compreendida. É preciso que as pessoas vejam as conexões que têm com o oceano, ainda que vivam distante dele. No ar que respiramos, na comida que ingerimos, na poluição que geramos e que pelos rios chega ao oceano. Direta ou indiretamente, essas relações acontecem.”

Já as Soluções Baseadas na Natureza mostram que desafios ambientais contemporâneos podem ser superados com a proteção da própria natureza. Exemplos desse conceito são a proteção de margens e cursos de rios para evitar alagamentos e enchentes; a criação de jardins de chuva em ambientes urbanos para aumentar a capacidade de infiltração do solo ou a arborização de ruas para amenizar o calor em dias quentes.

Há vários tipos de Soluções Baseadas na Natureza que podem ser usados em diferentes realidades. São ferramentas de estudo e trabalho para as novas e futuras gerações.

Coleção Meu Ambiente

Nesse contexto, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza recorre à Educação Ambiental para sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção das áreas naturais e da preservação do planeta. Com o propósito de auxiliar o processo de conexão de crianças e jovens com a natureza e tratar da importância da sua conservação para o bem-estar social, a instituição disponibiliza em seu site, de forma gratuita, a coleção Meu Ambiente, composta de 18 volumes (nove exemplares para professores e nove para estudantes) em formato digital.

Para acessara coleção, clique aqui.

Foto: Fundação Grupo Boticário

“Com a coleção Meu Ambiente, encontramos uma forma de estimular e facilitar o uso de temas ambientais pelos educadores e aproximar a natureza de crianças e jovens. Cada volume aborda um tema e é voltado para uma série do Ensino Fundamental. Os livros do volume 7, por exemplo, retratam as mudanças climáticas para estudantes e professores do 7º ano. Vale lembrar que a natureza está mais perto do que se imagina; basta olhar ao redor”, fala o gerente-sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Desenvolvida com a coordenação pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola, a coleção pode contribuir para o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular, como o exercício da curiosidade intelectual e abordagem própria das ciências para investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções.

Os exemplares trazem conteúdos paradidáticos, com referencial teórico e propostas de atividades, desenvolvidos para professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).  Os temas que intitulam as obras são atuais e presentes nas discussões cotidianas, como Ecossistema Marinho, Água e Conservação da Natureza.

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