A revista especializada em cinema Variety apostou que o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” receberia três indicações ao Oscar 2025. E acertou! O filme de Walter Salles acabou de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz pela performance de Fernanda Torres.
O anúncio foi realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na manhã desta quarta-feira (23). O vencedor será conhecido em cerimônia no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Essas três indicações ganham ainda mais relevância se levarmos em conta o naipe de filmes e atuações que estavam disputando as indicações para este já histórico Oscar 2025 para o cinema brasileiro.
Além de Ainda Estou Aqui, concorrem a Melhor Filme: Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
No Festival de Veneza, faturou o prêmio de Melhor Roteiro. No início de janeiro, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama), por sua atuação no longa. Ainda Estou Aqui vem batendo recordes de bilheteria no Brasil e chama a atenção pelo deempenho nas bilheterias dos Estados Unidos, onde o filme de Walter Salles estrelado por Fernanda Torres está sendo exibido em apenas cinco salas, liderando a bilheteria americana na média de faturamento por sala de exibição. Segundo o site Omelete, a média do filme é de US$ 25 mil por sala, contra US$ 5,8 mil de O Brutalista, outro filme cotado para o Oscar.