Lagoa do Peri, em Florianópolis, foi o cenário escolhido pela Prefeitura Municipal para a realização de uma ação de mobilização sobre o descarte adequado de resíduos de cigarro – bitucas. O evento ocorreu neste sábado, 10.
A ação foi organizada pela Poiato Recicla, empresa que atua em todo o território nacional no ramo de soluções sustentáveis, pela empresa de consultoria em sustentabilidade Conectar Negócios Sustentáveis, e com apoio da JTI – Japan Tobacco Internacional, a iniciativa terá elementos para conscientização, intervenções artísticas relacionadas ao tema e exposição de produtos produzidos por associações de artesãs locais a partir da reciclagem de bitucas.
“Despertar a consciência da população, turistas e frequentadores das praias e parques de Florianópolis sobre os impactos ao meio ambiente do descarte incorreto dessa parcela de resíduos é imprescindível para que tenhamos um cuidado coletivo adequado nesses lugares”, reforça o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
O MONA Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original, abastecido por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. O local conta com coletor de bitucas, assim como outros 10 pontos da Capital onde os equipamentos foram instalados no final do ano passado.
“Todo o material coletado é encaminhado para reciclagem e transformado em massa celulósica. Esse produto é utilizado na produção de itens como blocos de notas e artesanato. Além de não poluírem o meio ambiente, as bitucas se transformam em geração de renda para famílias, fortalecendo a economia circular”, enfatiza Braga.
Com informações de ASCOM/PMF