As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial, e esse número deve crescer para 68% até 2050 segundo a ONU-Habitat. A urbanização desordenada pega os municípios mal preparados para atender as necessidades mais gerais da população, o que acaba gerando uma série de problemas de natureza social, econômica e ambiental como a favelização, o desemprego e o subemprego, a criminalidade, a ocupação desordenada de encostas e áreas sensíveis para o meio ambiente como manguezais e restinga, a poluição do ar e das águas.
Não por acaso, uma cidade só é boa para seus moradores e visitantes se leva em consideração esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. No Brasil, ainda é incipiente a percepção quanto à íntima relação dos problemas urbanos mais urgentes, como saúde e moradia popular, com a crise climática. Se é nos centros urbanos que cada vez mais pessoas buscam levar suas vidas, cresce o desafio de fazer da cidade um lugar mais agradável para se viver.
O lugar do concreto e do asfalto também pode ser o espaço da natureza, do ar mais respirável e da vida saudável. Essa percepção, resulta em um número maior de cidades que se preocupam em expandir a rede de ciclofaixas e ciclovias, aumentar a participação da população nos programas de reciclagem e compostagem, criar, manter e melhorar os parques urbanos.
Pesquisas tem indicado o crescente apoio e engajamento da população local que percebe, cada vez mais, a relação intrínseca entre a preservação dos recursos naturais do seu bairro e da sua cidade com a sua própria saúde física e mental.
O que é uma cidade verde?
É por isso que as cidades verdes vem chamando a atenção de urbanistas, dos gestores e das pessoas que procuram um lugar melhor para trabalhar e criar seus filhos. Cresce, também, a atratividade dessas cidades para as empresas interessadas em reformular sua agenda de valores corporativos, torná-la mais conectada com a sustentabilidade ambiental.
Mas afinal, o que é uma cidade verde? Para ajudar a definir se uma cidade pode ser considerada uma cidade verde de verdade, o site especializado em Sustentabilidade Tree Hugger listou 10 critérios relevantes. Confira:
- Áreas verdes – essas áreas ajudam a diminuir os efeitos da poluição e dos ruídos, atuam para amenizar as ilhas de calor e ajudam a controlar enchentes e servem de abrigo para a fauna. Espaços verdes melhoram a qualidade de vida das pessoas em muitos sentidos. As pessoas costumam procurar os parques para se exercitar ao ar livre, relaxar, namorar e se conectar com a natureza.
- Transporte público eficiente – sistemas de trânsito mais sustentáveis priorizam tecnologias limpas e colaboram para reduzir as emissões de CO2. As cidades estão cada vez mais desafiadas a permitir deslocamento fácil e rápido sem que as pessoas façam uso do carro. As grandes cidades oferecem sistemas de metrôs. Outras, investem em faixas exclusivas para ônibus, no BRT. O que importa, é que a população que se dispõe a migrar para o transporte público confie no sistema, na variedade de linhas e horários mais precisos.
- Espaço público para a população – uma cidade precisa ser amigável, facilitar as sociabilidades, a arte do encontro. Uma boa cidade verde sabe que um antigo estacionamento para carros pode ser transformado num parque linear. Uma repartição pública desativada num prédio histórico pode virar um centro cultural com acesso gratuito.
- Ciclovias – houve um tempo em que era comum bicicletas e automóveis dividindo o mesmo espaço. Eram muitas bicicletas e poucos automóveis. Hoje em dia, o tráfego intenso e motoristas que não respeitam ciclistas faz com que as cidades trabalhem para oferecer uma infraestrutura de ciclovias. Cidades verdes são amigáveis para o transporte cicloviário e oferecem bicicletários, estações de carregamento para bikes elétricas, compartilhamento de bicicletas, permissão para levar a bike no ônibus para viagens mais longas.
- Construções ecológicas – na construção civil, é cada vez mais recomendável o investimento em tecnologias e soluções que priorizem a vida mais sustentável. Cidades verdes facilitam e estimulam o uso de teto verde, reaproveitamento da água, jardins verticais e arquitetura sustentável.
- Reciclagem e Compostagem – uma cidade verde prioriza a coleta seletiva, oferece pontos de descarte, coletores adequados e bem localizados. A coleta é obrigação individual, mas o senso de coletividade melhora a vida de todos na cidade. Em relação aos resíduos orgânicos, uma cidade verde oferece programas de compostagem, seja no bairro ou na própria unidade unifamiliar. As pessoas são estimuladas a produzir adubo para plantar e colher alimentos mais saudáveis em hortas comunitárias ou particulares.
- Ocupação inteligente – uma cidade verde estimula centros de bairro, onde serviços, trabalho, lazer em áreas verdes e moradia estão numa mesma área urbana, sem necessidade de grandes deslocamentos.
- Liderança verde – prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias precisam entender e estimular o conceito de cidade verde, priorizando em suas decisões e escolhas soluções para mobilidade urbana sustentável, manutenção de áreas verdes, o uso de energia limpa e a qualidade de vida da população. Esses líderes precisam não apenas implementar decisões alinhadas com os princípios de uma cidade verde, eles precisam dar o exemplo no dia a dia.
- Energia verde – energia limpa e eficiência energética estão na ordem do dia para uma cidade verde e comprometida com o nosso mundo comum. Energia sustentável é boa para a cidade quando é boa pro bolso do cidadão. Cabeamento subterrâneo em centros históricos e áreas urbanas valorizam a paisagem cênica e arquitetônica, além de evitar furto de fiação e falta de energia.
- Diversão – uma cidade não pode ser feita apenas de concreto, asfalto ou legislação compatível com a sustentabilidade. As pessoas vivem em comunidade e um ambiente saudável pressupõe esapaços para o lazer e a diversão. Uma cidade verde possui uma agenda intensa de eventos que estimulem a vida saudável, como feiras de alimentos orgânicos, festivais de música ao ar livre, atividades lúdicas e de renonexão com a natureza. Uma cidade verde é uma cidade de gente mais feliz.
E então, você diria que mora em uma cidade verde?