A Symbiomics, startup de biotecnologia que aposta em tecnologias disruptivas para o desenvolvimento de produtos biológicos de nova geração, é uma das 100 selecionadas da edição 2024 do programa de aceleração comercial BRDE Labs SC Growth, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Essa seleção vem em um momento de grande otimismo para a biotecnologia no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Bioinovação, a previsão para os próximos 17 anos é somar cerca de US$ 53 bilhões para a economia do país, com 217 mil novos postos de trabalho.
O programa busca fomentar a estruturação do setor comercial de startups catarinenses. Durante 4 meses, os empreendimentos selecionados receberão treinamentos, mentorias e acesso a ferramentas focadas na estruturação e validação de processos internos da área comercial. Para Rafael de Souza, CEO e cofundador da Symbiomics, essa é uma oportunidade de impulsionar o trabalho da startup, com a proximidade do lançamento de suas soluções no mercado. “Projetamos lançar nosso primeiro produto comercial em 2025. Com o BRDE Labs SC Growth, estaremos melhor preparados para executar nosso plano de negócios e viabilizar o acesso das nossas tecnologias ao campo, levando ao agronegócio brasileiro uma nova geração de biológicos, com maior eficácia que as tecnologias convencionais.”
Em sinergia com o momento da Symbiomics, o BRDE Labs SC Growth tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de negócios que estão nas fases de operação e tração, conforme aponta o presidente da ACATE, Diego Ramos. “Estruturar a área comercial e vender é fundamental para que o negócio possa expandir com sustentabilidade financeira. A consolidação no mercado possibilita novos investimentos em soluções e também a contratação de talentos”, destaca Ramos.
Utilizando o que há de mais avançado em estudos de microbioma, sequenciamento genômico, machine learning e outras tecnologias de ponta, a Symbiomics desenvolve produtos biológicos de alto desempenho para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto ambiental. Os produtos contêm microrganismos novos utilizados para múltiplas aplicações, como nutrição vegetal, biodefensivo agrícola, bioestimulantes e sequestro e estocagem de carbono. Nos últimos 3 anos, a Symbiomics estabeleceu uma plataforma tecnológica proprietária, capaz de desenvolver produtos de maneira mais rápida e assertiva que os métodos tradicionais. Localizada em Florianópolis, a empresa conta com pesquisadores renomados e premiados internacionalmente, além de uma infraestrutura laboratorial de ponta para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Sobre a Symbiomics
A Symbiomics é uma startup de biotecnologia. Fundada em 2021, tem como objetivo transformar globalmente a agricultura com produtos biológicos de nova geração. A companhia desenvolve soluções de alto desempenho para aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável e com menor impacto ambiental. Os produtos contêm microrganismos utilizados para múltiplas aplicações, como nutrição vegetal, biocontrole, sequestro de carbono e bioestimulante. O departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa trabalha com o que há de mais avançado no mercado em genômica, microbioma e análise de dados para aumentar a produtividade de culturas agrícolas por diversos meios, como biofertilização, aumento da resiliência a estresses ambientais e controle biológico.
www.symbiomics.com.br | https://www.linkedin.com/company/symbiomics/