A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou nesta quarta-feira, 29 de março, a construção de duas novas hortas comunitárias no norte da ilha, dentro do programa Cultiva Floripa. Os espaços de cultivo estão localizados no Rio Vermelho, ao lado do ecoponto instalado na localidade, e em Ponta das Canas, na Servidão São Mateus Evangelista. Atualmente, a cidade conta com 160 hortas cultivadas em escolas, centros de saúde e comunidades.
Nas duas novas hortas foram construídos mais de 10 canteiros onde foram plantados plantados temperos, hortaliças e plantas medicinais. A manutenção, assim como ocorreu na construção dos espaços, será feita de forma conjunta entre as equipes do Cultiva Floripa e a comunidade interessada.
O Cultiva Floripa
O Cultiva Floripa, projeto da Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalha na construção de espaços de cultivo em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de trazer à população maior consciência alimentar, valorizar atitudes sustentáveis e promover a agricultura urbana.
No site há um mapa com as hortas comunitárias existentes onde cada cidadão pode checar locais de cultivo instalados em pontos próximos às suas residências.
Como surgiu a ideia das hortas urbanas?
A ideia da horta urbana surgiu na segunda metade do século XIX, na Europa. Os europeus buscaram alternativas para a falta de espaços verdes para o cultivo, consequência do avanço das indústrias e do crescimento das cidades. Na Alemanha, por exemplo, existem hortas urbanas desde 1864. Em Florianópolis, a prefeitura estruturou o programa Cultiva Floripa há pouco mais de 2 anos.