O Circular Economy Hotspot, evento internacional de economia circular, acontecerá pela primeira vez no Brasil, entre os dias 6 e 8 de novembro. Organizado no país pelo Instituto Brasileiro de Economia Circular (IBEC), o ‘Brazilian Circular Hotspot’ será realizado em Recife (PE), e vai reunir especialistas e representantes empresariais e governamentais de todo o mundo, a fim de promover trocas de conhecimento e estimular a elaboração de planos de ação para um novo modelo econômico, focado em práticas circulares.
Os três dias de evento estarão focados nos temas: reavaliação dos processos produtivos atuais; revisão de valores, atitudes e comportamentos; e redesenho de produtos, serviços e hábitos de consumo. Nos debates, palestrantes do Brasil e de diversos países trarão suas percepções sobre assuntos como a neoindustrialização, a importância de uma visão nacional para a transição circular, o financiamento de projetos circulares, a integração dos diferentes atores da cadeia produtiva, o design circular e a transição energética, entre outros.
Criado na Holanda em 2016, o Circular Economy Hotspot já conta com mais de dez edições, tendo passado por países como Bélgica, Escócia, Chile e África do Sul. A proposta de realizar o evento no Brasil tem como foco a relevância do Sul Global na transição circular, reconhecendo que o país tem demonstrado grandes avanços na interação entre os setores público e privado para implementar soluções.
A conferência conta com o apoio institucional do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e do Porto Digital. A União Europeia no Brasil também coopera com o evento.