A segunda-feira no 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 começa com as primeiras sessões exclusivas para escolas, na exibição da Mostra Infantojuvenil. Às 9h, no Cine Show Beiramar Shopping, a sessão é formada inteiramente por filmes de animação. São eles: Le Petit et Le Géant, de Isabela Costa; Abraços, de Barcabogante; Debaixo do Pé de Pequi, dirigido por Maiári Iasi; A História de Ayana, direção de Cristiana Giustino e Luana Dias; e Hay Que Saber Llegar, de Luber Yesid Zúñiga Ordóñez.
Às 14h30 acontece a segunda sessão da mostra infantojuvenil reservada para as escolas. Voltada ao público do 9º ano e Ensino Médio, a sessão terá os filmes: de Pequeno B, dirigido por Lucas Borges; Coisa de Preto, da diretora Pâmela Peregrino; Não é Sobre Pastéis, de Tiago Ribeiro; e Tainá, de Renata Massetti. A exibição terá a presença de alguns dos realizadores e, assim como todas as sessões do FAM 2025, um espaço de perguntas e respostas ao fim dos filmes.
O Conversas FAM de Cinema inicia às 16h na Sala Petrobras e, como todas as sessões diurnas, a entrada é gratuita. O público poderá assistir — e debater em seguida — o longa-metragem documental Pedra Vermelha, de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino. A programação noturna no cinema começa na sessão das 18h30 com filmes das mostras competitivas Videoclipe, Curtas e Curtas Catarinenses. Serão exibidos os filmes: D’Áfrika – Preto Tipuá, de Chico Rasta; Um Dia de Negão, de Rebeca Carmo e Analu; Rainha, dirigido por Raul de Lima; A Lua dos Beijos Silentes, filme catarinense de Mika Queiroz; e Mitã’i Churi, de Elian Guerin.
Às 19h30, na Sala Petrobras, é a vez do filme Brutus, do diretor Marcelo Toledo, ser exibido na Mostra Work In Progress. Após a sessão, o público participa do Teste de Audiência, mediado por Patricia Pahl. Às 20h, o último Papo FAM da edição recebe a premiada atriz Sandra Corvelini, junto das dubladoras Elena Oliveira e Lelette Couto. E, às 20h30, a programação da segunda-feira termina com a Mostra Longas, que exibe Aprender a Sonhar, documentário de Vítor Rocha.
No penúltimo dia do FAM 2025, a manhã será composta pela sessão infantojuvenil para estudantes do 9º ano e ensino médio, novamente às 9h, no Cine Show Beiramar Shopping. À tarde, antes da sessão infantojuvenil voltada aos anos iniciais. Às 16h inicia o filme do Conversas FAM, Não Dá Pra Esquecer, de Fabi Penna e César Cavalcanti. A noite de terça-feira no FAM 2025 será com as últimas sessões das mostras competitivas. Às 18h30, na sessão de curtas, serão exibidos: Por Última Vez – Corona & No Comparto Mis Amigos, dirigido por Alexis Samuel Castro; ¡Salsa!, de Antonina Kerguelén Román; Faísca, de Bárbara Kariri; e Adelante, Professora, filme catarinense de Ana Laura Baldo. Às 19h30 sessão da Mostra WIP com Teste de Audiência na Sala Petrobras, exibindo El Gaga de La Cejas, de Jeissy Trompiz. E às 20h30, a Mostra de Longas encerra o dia com Un Nuevo Amanecer, documentário de Priscila Padilla.
O FAM 2025 segue até quarta-feira, 10 de setembro. A programação completa do Festival está disponível no site oficial www.famdetodos.com.br e nas redes sociais (@famdetodos).