• Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Bem-vindo(a), hoje é 31 de julho de 2025.
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
Portal Brasil Criativo
  • Notícia
    • Transformação Digital
    • Governo Criativo
    • Economia Criativa
    • Ecocidades
    • Internacional
  • Colunistas
    • Ana Paula
    • Rafael Freitag
  • Artigo
  • Últimas

    Podcast aborda como o Brasil pode influenciar debates sobre alimentação na COP30

    30 de julho de 2025

    Serpro lança curso gratuito sobre inteligência artificial no setor público

    30 de julho de 2025

    Frida Kahlo em destaque: tour virtual apresenta o legado da artista

    30 de julho de 2025

    Cinema ambiental ganha visibilidade em festival de Bonito

    29 de julho de 2025

    Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

    29 de julho de 2025
Publicidade
Portal Brasil Criativo
Início » Geração X lidera práticas de consumo consciente
Vida Saudável

Geração X lidera práticas de consumo consciente

Apenas 2,4% dos entrevistados da Geração X afirmaram não adotar nenhuma das práticas sustentáveis listadas.
RedaçãoPor Redação9 de junho de 2025Nenhum comentário3 min.
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram E-mail WhatsApp
Freepik
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Um novo estudo da Serasa Experian — primeira e maior datatech do Brasil — revelou dados importantes sobre o comportamento sustentável dos brasileiros. O levantamento mostra que a Geração X, formada por pessoas nascidas entre 1965 e 1980, lidera a adoção de práticas conscientes de consumo, como “consumir menos e escolher produtos de qualidade” e “usar sacolas retornáveis”.

Em oito das nove ações sustentáveis analisadas, esse grupo superou a média nacional, apresentando os maiores percentuais em seis delas. Apenas 2,4% dos entrevistados da Geração X afirmaram não adotar nenhuma das práticas sustentáveis listadas.

Apesar das métricas, os membros da Geração X se identificam mais com os perfis de consumo experiencial (20,7%) e tradicional (19%) do que com o consciente (17,7%). Ainda assim, a tendência geral no país é positiva: apenas 3% dos brasileiros dizem não adotar nenhuma prática sustentável no cotidiano.

Outro destaque do estudo está no recorte regional. A Região Sul do Brasil lidera o ranking de adesão a práticas sustentáveis, com desempenho acima da média nacional em diversas categorias. A principal diferença foi observada na ação “consumir menos e escolher produtos de qualidade”, em que a região atingiu 48,3% — dez pontos percentuais acima da média nacional. Já no Sudeste, a preferência é por empresas com práticas sustentáveis comprovadas, apontada por 17,1% dos entrevistados. No outro extremo, o Centro-Oeste apresenta o menor índice de preferência por empresas sustentáveis, com 11,3%.

O Nordeste se destacou como a região com menor adesão à compra de roupas em brechós (11%), mas, por outro lado, é a que mais se identifica com o perfil de consumo consciente, com 21% dos respondentes se encaixando nessa categoria.

Além dos hábitos atuais, o estudo aponta que 20% dos brasileiros pretendem ampliar o consumo de produtos sustentáveis nos próximos anos. Em relação ao perfil de consumo, o tipo “Consciente” aparece como o terceiro mais citado (17%), atrás do “Tradicional” (17,5%) e do “Experiencial” (20,1%).

Essa mudança de comportamento se reflete também na maior exigência dos consumidores em relação à ética das marcas. De acordo com o estudo, 14% dos brasileiros deixariam de comprar de empresas que desrespeitam os direitos do consumidor, 12% por desonestidade, 7% por mau tratamento aos funcionários e 6% por impactos negativos ao meio ambiente.

Para Isabela Torres, Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, a mudança no padrão de consumo reflete uma nova consciência social. “O consumidor de hoje não escolhe apenas produtos, ele escolhe propósitos.”.

Em um cenário onde o consumo consciente ganha protagonismo, as marcas que desejam se manter relevantes precisam mais do que vender: precisam entender quem está do outro lado. Reconhecer o perfil do seu público e se conectar com seus valores é o primeiro passo para construir relações duradouras, gerar impacto positivo e ocupar um espaço legítimo na vida das pessoas”, afirma.

A pesquisa também aponta outras transformações de estilo de vida entre os brasileiros: 39% afirmam estar mais focados em economizar e evitar desperdícios, enquanto 33% dão prioridade aos cuidados com a saúde e o bem-estar.

O estudo completo está disponível no site da Serasa Experian: serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Chinelos descartados nas praias viram arte na Bienal do Lixo

 

Compartilhe... Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail Reddit Telegram WhatsApp
ANTERIORAlesc promove exposição contra poluição plástica e Cultura Oceânica
PRÓXIMA Valor da Marca Sebrae bate recorde histórico, na gestão de Décio Lima
Redação
  • Website

BC - Portal Brasil Criativo é a sua plataforma de conteúdo que mostra as diversas formas da criatividade brasileira no século XXI. Aqui você encontra notícias, artigos, colunistas e histórias de sucesso que revelam o potencial inovador e transformador do nosso país. Descubra, conecte, e inspire-se com um Brasil Criativo.

Notícias Relacionadas

Vida Saudável

Podcast aborda como o Brasil pode influenciar debates sobre alimentação na COP30

30 de julho de 2025
Vida Saudável

Aplicativo de celular avalia com precisão o equilíbrio corporal de idosos

12 de maio de 2025
Vida Saudável

Internet sem monitoramento dos pais expõe crianças e adolescentes a riscos

21 de abril de 2025
Comente Nossa Notícia

Comentários Trancados.

Publicidade

Publicidade

Colunas

O poder do “Outro Turismo”

Rafael Freitag10 de outubro de 2023

A falta de acessibilidade nos retira o direito de realizar sonhos

Ana Paula Koch de Bona10 de outubro de 2023

21/09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Ana Paula Koch de Bona21 de setembro de 2023

A Inteligência Artificial é o fim das agências de viagens?

Rafael Freitag15 de maio de 2023
Redes Sociais do BC
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • WhatsApp
Portal Brasil Criativo
Facebook Twitter Instagram WhatsApp
  • Início
  • Quem Somos
  • Contato
  • Publicidade
  • Política de Privacidade
© 2025 Portal Brasil Criativo, todos os direitos reservados – Por Zdzain

Digite algo e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.