Em outubro, o norte catarinense recebe a 1ª edição do Curta Fest, um festival de curtas-metragens brasileiros com o objetivo de disseminar e promover as produções audiovisuais. O evento acontece em Joinville, entre os dias 16 e 20 de outubro. Até o momento, são mais de 400 inscrições de todo país.
Formado em Produção Multimídia pelo Instituto Federal (IFSC), Renan Vieira Oliveira é o idealizador e produtor do evento. Ele conta que a ideia de realizar um festival surgiu desde o início de sua trajetória acadêmica e profissional, quando começou a trabalhar em eventos do setor.
“Eu acredito que os festivais tem esse papel de disseminar as produções. Porque quando a gente pensa em produção audiovisual o foco está na produção em si e a minha vontade é também permitir que esses trabalhos circulem, que alcancem mais pessoas. Então, veio a minha vontade de produzir o Curta Fest“, relata.
Além disso, o Curta Fest busca ampliar a visibilidade do cinema independente, oferecendo uma plataforma para novos cineastas exibirem seus filmes.
“Os festivais são a primeira janela de exibição de uma produção audiovisual, e é por meio dele que os produtores e diretores podem sentir a receptividade do público“, explica Renan.
Ao todo, foram mais de 400 inscritos nas categorias Brasil, Catarina, Animação, Videoclipe e Universitária. Os filmes inscritos passarão pela avaliação de uma comissão de curadores que selecionará as produções para a Mostra Competitiva com base em critérios definidos pelos editais.
Onde o povo está
Os curtas selecionados serão exibidos simultaneamente em três locais diferentes de Joinville, uma estratégia pensada para ampliar o acesso da população ao festival.
“Sabemos que a questão do deslocamento pode ser um empecilho para muitos, por isso escolhemos três locais distintos na cidade para a exibição. Seja quem mora no Aventureiro, que fica na zona norte da cidade, ou no Itinga, bairro da zona sul de Joinville, todos terão a chance de participar“, destaca Renan.
Por fim, o júri de especialistas avaliará e definirá os curtas vencedores. O melhor curta da noite será escolhido por votação do público presente.
Programação
A abertura oficial do Curta Fest será no dia 16 de outubro. Na ocasião, será feita a apresentação do evento e a exibição de curtas metragens selecionados pela curadoria do Festival.
A exibição dos curtas selecionados para Mostra Competitiva acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro, em três locais da cidade: CEU Aventureiro, Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (AMORABI), no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE).
E, no dia 20 de outubro ocorre a noite de encerramento do Festival com a exibição dos vencedores de cada categoria e a entrega dos troféus.
Além das exibições, o festival oferece oficinas e masterclasses que visam capacitar novos talentos e fomentar o intercâmbio cultural entre cineastas, estudantes e profissionais da área. Oportunidade única de aprendizado e networking com profissionais da indústria cinematográfica.
Toda a programação e o acesso ao Curta Fest é gratuita. Para mais informações sobre o festival, basta acessar a página oficial no Instagram: @curtafest.
O Curta Fest é um projeto que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.