O calendário de setembro e outubro é marcado por um ciclo de festas populares dedicadas à infância: o Dia de Cosme e Damião, o Dia das Crianças e o Dia de Crispim e Crispiano. Buscando apresentar as tradições culturais e religiosas destas comemorações, a Escola IC lança o curso autoformativo Festas Populares: Cosme e Damião, apresentando a celebração dos santos e de outras entidades a eles associadas em seus cultos e festejos no Brasil.
A devoção aos santos gêmeos é uma das mais expressivas da religiosidade brasileira. Presentes em diferentes tradições religiosas – como catolicismo, candomblé, umbanda e doutrina do santo-daime –, Cosme e Damião estão associados à cura e à infância no imaginário popular.
Com carga horária de 2 horas, o curso aborda os seguintes temas: os festejos populares e sua relação com a vida cotidiana; as principais celebrações do ciclo de festejos populares das crianças, que ocorre entre setembro e outubro; a história de Cosme, Damião e Doum e os diferentes contextos culturais da devoção a eles; e a importância dos alimentos nos festejos e na cultura local.
Voltado para educadores, entusiastas e estudiosos das artes e interessados em geral, o curso é ministrado pelo antropólogo e pesquisador Lucas Bártolo e tem emissão de certificado, de acordo com o regulamento da Escola Itaú Cultural.
Para cadastro e inscrição, acesse aqui a Escola Itaú Cultural